Caixa abrir mais cedo e at no sbado para orientar quem quiser sacar grana do FGTS. Veja o calendrio

Presidente do banco estima que at 30 milhes de trabalhadores sero beneficiados

A CEF (Caixa Econmica Federal) vai abrir mais cedo entre esta quarta-feira (15) e a prxima sexta-feira (17) e at no sbado (18) para atender os trabalhadores interessados em sacar o dinheiro das contas inativas do FGTS. Podero sacar a grana quem tiver contas paradas no banco at dezembro de 2015 (veja abaixo o calendrio de saques).

Em cerimnia no Palcio do Planalto, o presidente do banco, Gilberto Occhi, informou que cerca de 30 milhes de trabalhadores sero beneficiados com os saques de aproximadamente 49 milhes de contas sem movimentao, em que esto depositados cerca de R$ 43 bilhes.

— A Caixa, a partir de amanh, abrir todas as suas agncias at a prxima sexta feira, 2 horas de antecedncia, para que possamos fazer um atendimento melhor. No prximo sbado, a Caixa Econmica Federal vai abrir as portas em 1.891 lugares em todo o Brasil, das 9h s 15h da tarde, para que possa atender os trabalhadores que no puderem ir em dia de semana.

ACESSE O SITE DO FGTS E VEJA SEU SALDO

Eufrico com o anncio, o presidente da Repblica, Michel Temer (PMDB), pediu palmas "frenticas" aos ministros e autoridades presentes. Disse ainda que o assunto foi discutido exausto no final de 2016, quando o governo e outros rgos discutiam.

— Discutamos como injetar valores na economia brasileira de igual maneira a acolher pleitos s chamadas contas inativadas do FGTS, diante da evidente recesso em que estvamos, com muitas famlias endividadas, muitas empresas endividadas.

Com o anncio desta quarta-feira, as agncias que s 10h passaro a atender a partir das 8h e, onde o atendimento comea s 11h, a abertura ser s 9h at a prxima sexta-feira (17). O horrio de fechamento das agncias bancrias no muda.

Alm do atendimento presencial, a Caixa tambm criou um site exclusivo para detalhar como ser feito o saque das contas inativas do FGTS — www.caixa.gov.br/contasinativas. Tambm est disponvel uma linha 0800 para quem preferir pegar mais informaes pelo telefone. O nmero 0800-726-2017.

Toda vez que o trabalhador comea atuar em uma nova empresa, aberta uma conta na Caixa Econmica Federal para firma fazer pagamentos do FGTS. As contas sem movimentao so aquelas que no receberam recursos a partir de 2016 — ou at dezembro de 2015, conforme anunciou o governo.

Os recursos do fundo ficam inativos quando os trabalhadores deixam o emprego por vontade pessoal. Nesses casos, ele s poder sacar essas verbas todas de contas inativas ou quando se aposenta ou na hiptese de comprar um imvel.

Calendrio de saques

Os resgates do dinheiro das contas inativas estaro disponveis a partir de maro. Podero sacar primeiro os nascidos em janeiro e fevereiro, a partir de 10 de maro.

J os nascidos em maro, abril e maio podero resgatar o dinheiro a partir de 10 de abril. Quem nasceu nos meses de junho, julho e agosto poder pedir a grana do dia 12 de maio em diante.

Os trabalhadores brasileiros que nasceram em setembro, outubro e novembro podero resgatar os recursos a partir de 16 de junho. Por fim, os nascidos em dezembro podero sacar a grana a partir do dia 14 de julho.

Tambm estavam presentes os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Henrique Meirelles (Fazenda), Ronaldo Nogueira (Trabalho) e Dyogo Oliveira (Planejamento).

Legenda foto: Agncias da Caixa vo abrir 2 horas mais cedo at sexta-feira (17)
Andr Dusek/14.02.2017/Estado Contedo

Fonte:R7