Caixa deve transferir diretamente para correntistas saldo de conta inativa do FGTS

Objetivo reduzir filas no perodo de saques das contas inativas (maro a julho). CEF estuda abrir agncias nos fins de semana. Governo deve anunciar na tera (14) cronograma de saques.

verno estuda dar aos clientes da Caixa Econmica Federal a opo de transferncia automtica para a conta-corrente dos saldos de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Servio (FGTS), apurou a TV Globo.
Saiba como consultar o saldo de contas inativas do FGTS
Na prxima tera-feira (14), deve ser anunciado o calendrio para o saque das contas inativas do FGTS, aquelas que deixam de receber depsitos aps a resciso do contrato entre trabalhador e empresa. O critrio para a definio do perodo para a retirada dos recursos ser o ms de aniversrio do trabalhador. O titular de conta inativa do FGTS poder utilizar o dinheiro para qualquer finalidade.
A Caixa administra as contas do FGTS, o que permitir instituio fazer a migrao dos valores das contas inativas do fundo diretamente para as contas-correntes dos clientes. O correntista, porm, poder informar Caixa se prefere manter os recursos na conta inativa.
O objetivo da medida reduzir as filas nas agncias durante o perodo previsto dos saques (entre maro e julho). Com a transferncia automtica para os clientes da Caixa, o governo estima que retirar 10 milhes de trabalhadores das filas. A Caixa estuda abrir algumas agncias no fim de semana, mas isso ainda no est definido.

A liberao do saldo das contas inativas foi anunciada em dezembro pelo presidente Michel Temer e faz parte de uma tentativa de reaquecer a economia. Com a medida, a expectativa do governo injetar R$ 34 bilhes na economia. Para a equipe econmica, esse montante no prejudica a sade financeira do FGTS, que tem hoje um patrimnio lquido estimado em R$ 130 bilhes.
FGTS: veja o passo a passo para consultar o saldo pelo celular
A estimativa do governo que 30,2 milhes de brasileiros tm contas inativas do FGTS " a estimativa inicial era de 10 milhes. Dos 30,2 milhes, cerca de 10 milhes tm conta-corrente na Caixa.
O governo tambm reviu a estimativa para o saldo das contas inativas " de R$ 41 bilhes para R$ 43,6 bilhes. A expectativa para o total de recursos a serem sacados, que era de R$ 30 bilhes, agora de R$ 34 bilhes.

Mais informaes: g1.com