Como minimizar os efeitos na sade do tempo que passamos na frente do celular e de outras telas

Passamos o dia inteiro olhando para telas: do celular, do computador " pessoal e do trabalho -, da TV, do tablet, do GPS, do caixa eletrnico.

E cada vez mais difcil calcular (e limitar) o tempo dedicado a essas telas.

A intromisso das redes sociais nas nossas vidas tampouco ajuda. Passamos horas por dia checando nosso Facebook, Instagram e outras plataformas. Utilizamos o WhatsApp de maneira constante.

As preocupaes sobre o dano produzido por passar tempo demais diante da tela " sobretudo usando as redes sociais " aumentaram, diz Amy Orben, que investiga os efeitos das redes sociais nas relaes humanas na Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Mas quanto tempo muito tempo?

Julgamento pessoal
Estabelecer uma quantidade saudvel de tempo diante da tela no uma tarefa fcil, afirma Orben.

H experincias negativas, mas isso no significa que o uso da tecnologia, em termos gerais, seja prejudicial. complicado afirmar sobre como ela afeta as diferentes pessoas.

Para a doutora em psicologia experimental, definir uma quantidade correta de tempo para telas e redes sociais depende do julgamento pessoal de cada um.

Um estudo que Orben e outros pesquisadores da Universidade de Oxford fizeram para a Unicef (o rgo das Naes Unidas para a infncia) em 2017, em que examinaram 120 mil jovens de 15 anos do Reino Unido, verificou que o aumento do nmero de horas em frente tela usando redes sociais e outras ferramentas estava vinculado a uma melhora do bem-estar, possivelmente porque reforam as amizades.

As tecnologias digitais parecem ser benficas para as relaes sociais do jovens, embora o impacto nos nveis de atividade fsica seja inconclusivo.

Substituir atividades vitais pela tela tampouco bom, assegura ela. Mas no h uma norma definida sobre um limite.

A psicloga afirma que o tempo frente tela pode ser comparado ingesto de acar. Em geral, a gente concorda que acar demais ruim para a sade. Mas o efeito depende de outros fatores, como o tipo de acar e a pessoa. O mesmo se aplica s redes sociais.

Por enquanto, temos que confiar nos nossos prprios critrios para decidir quanto tempo dedicamos s redes sociais.

A regra do 20-20-20
Professor de oftalmologia do Weill Cornell Medical College de Nova York, Christopher Starr diz que o tempo excessivo em frente tela afeta nossos olhos.

Alguns de ns passamos at nove horas por dia usando dispositivos com telas. Pode ser muito esgotante, escreveu no blog da empresa especializada em desintoxicao digital Time To Log Off (hora de se desconectar), sediada em Londres.

Imagina estar em uma academia e segurar um peso durante todo o tempo. Seu bceps estaria extremamente dolorido nove horas depois. O mesmo acontece com seus olhos. Temos que descansar para aliviar esses msculos.

Para isso, Starr sugere seguir uma regra chamada 20-20-20.

Para cada 20 minutos diante de um computador ou dispositivo mvel, temos que olhar em direo a um objeto que esteja a 20 ps (seis metros) de distncia durante 20 segundos ou mais. E assim os msculos dos olhos relaxam.

Outros especialistas, como os da Associao Canadense de Oftalmologia, tambm recomendam essa tcnica.

A oftalmologista Breth Lenox explica no site da organizao que a 20-20-20 uma regra de ouro.

Alm de afetar os olhos, passar tempo demais em frente tela pode atingir outras reas do corpo, como o pescoo e as costas.

Entre meia hora e uma hora por dia
A psicloga americana Jean Twenge, da Universidade Estadual de San Diego, na Califrnia, recomenda reduzir o tempo de uso desses dispositivos " sobretudo no caso das crianas.

Twenge a autora principal de um estudo que foi publicado em 2017 na revista cientfica Clinical Psychological Science, da Associao para o Avano da Cincia Psicolgica (APS, na sigla em ingls).

O estudo vincula o aumento do suicdio entre jovens com o tempo que passam usando tecnologias digitais.

Entre meia hora e uma hora por dia. Esse parece ser o tempo usando dispositivos eletrnicos adequado para a sade mental dos jovens, diz a especialista.

Segundo seu estudo, os adolescentes nos Estados Unidos passam cinco horas ou mais por dia em frente a seus aparelhos e tm 71% mais probabilidade de ter um fator de risco para o suicdio.

E isso independentemente do contedo que consomem, assegura. Quanto maior o nmero de horas, maiores as possibilidades de sofrer de depresso.

uma quantidade de tempo excessiva. Duas horas por dia implica um risco ligeiramente elevado. E com trs horas por dia ou mais h um aumento pronunciado entre quem tem ao menos um fator de risco de suicdio.

A norma das duas horas ao dia o que recomenda tambm a Academia Americana de Pediatria (AAP, na sigla em ingls) e o Instituto Nacional de Sade dos EUA, e no se aplica a crianas menores de dois anos.

A medida beneficiaria tambm os adultos. Twenge recomenda deixar o celular de lado depois dessas duas horas e passar o resto do tempo fazendo coisas mais benficas para sua sade mental e felicidade, como dormir, ficar com amigos e familiares, sair na rua e praticar esportes.

Fonte: G1

Ver Todas as Notícias