Como os pais podem influenciar os filhos a gastar melhor e a economizar

Qual a hora certa de comear a falar de dinheiro com os filhos? Existe um jeito para ensinar crianas e adolescentes a gastar racionalmente e a economizar? Pais organizados com suas finanas podem virar inspirao em casa? Se educao financeira no est entre os temas abordados em famlia, chegou a hora de pensar melhor no assunto!

Especialistas em educao financeira afirmam que no adianta os pais ficarem s no discurso, eles tambm devem dar o exemplo nas atitudes. O jeito como o adulto lida com suas finanas, como ele evita desperdcios e exageros e como economiza serve de espelho para os filhos.

Engana-se quem pensa que uma conversa resolve. Cssia diz que educao financeira como o restante da educao: precisa ser construda dia a dia. por volta dos 2 anos e meio que aparece o primeiro pedido de compra. Ali, a criana entende que existe dinheiro, que aquilo compra coisas coloridas, divertidas e gostosas. A comea tudo, observa.

Claro que os pais devem sempre respeitar os limites de cada idade, explicando as coisas com delicadeza. Mas no atender a todos os desejos de consumo da criana j uma lio de educao financeira.

Apresentao do mercado
Ainda na infncia, questes mais tericas podem comear a aparecer. Cssia considera interessante a criana ser apresentada ao banco por volta dos 10 anos de idade. Tudo, claro, com muito jeito. Mas importante ela saber o funcionamento daquilo, que o dinheiro pode ser guardado ali, que a poupana similar a juntar no cofrinho, s que com rendimentos. Os pais devem mostrar que existe um gerente, que uma pessoa como qualquer outra. Que um funcionrio, mas no Deus, e nem tudo o que ele falar precisa ser seguido, observa.

Depois, por volta dos 14 anos, o adolescente pode ser apresentado a outros produtos financeiros, como ttulos de renda fixa e, mais tarde, renda varivel, como aes. importante mostrar as vantagens e os riscos de cada investimento, para que o filho possa aprender e depois tomar suas prprias decises. Mas os pais no devem impor seus pontos de vista. O que interessa no uma criana que entenda de dinheiro, e sim um adulto que entenda de dinheiro, completa Cssia.

Planejamento desde cedo
Para adolescentes e jovens que recebem algum tipo de mesada, o planejamento financeiro pode comear desde cedo. Quer comprar aquele ltimo celular? Quer fazer uma viagem? Acho interessante fazer um plano, estipular o valor e saber qual ser o esforo para pagar por aquele desejo. Isso cria uma cultura de planejamento cedo. Fora do Brasil isso comum, aqui ainda nem tanto, diz Sandra Blanco, consultora da Órama, uma plataforma de investimentos 100% online, com foco tambm na educao financeira dos seus clientes.

Apesar de no ser to comum, h casos de filhos que aprendem educao financeira fora do mbito familiar e, a, transmitem conhecimentos para toda a famlia. Os pais se sentem provocados a mudar seus hbitos de consumo ao ver um filho responsvel com as finanas.

De pai para filho
Na famlia do publicitrio Iuri do Amaral, 26 anos, educao financeira sempre foi um tema tratado em casa. O pai dele, o advogado Joel Marques do Amaral, 76, acredita que obrigao dos pais ensinarem os filhos desde cedo a poupar. Comeamos com a famosa mesada. Para ganhar, os meninos tinham que dar algo em troca. Eu pedia a leitura de um livro pequeno e uma redao sobre o mesmo, conta.

Para o advogado, ainda na infncia preciso mostrar que as coisas no so fceis de serem conquistadas. preciso esforo! Eu ia ensinando que, se eles quisessem algo, deveriam juntar para comprar, afirma Joel. Iuri aprendeu. Todo ms ele reserva pelo menos 5% do salrio para aplicar. Todo o ms sobra um dinheiro, que guardo para qualquer eventualidade, diz o publicitrio.

Tambm vem de bero a educao financeira do diretor de cinema Diego dos Anjos, 33. Ele aprendeu a poupar vendo como o pai administrava o dinheiro. Ele me influenciou com o raciocnio de controle financeiro e planejamento de gastos. Ou seja, que bom sempre se preocupar em no gastar mais do que se ganha e, assim, juntar dinheiro, conta o diretor.

Quando era criana, recorda Diego, a famlia no tinha casa prpria. Graas boa administrao do pai, logo foi possvel adquirir um imvel. A gente morava de aluguel, e ele juntou dinheiro para no precisar mais viver assim. Sempre com a ideia de juntar dinheiro, hoje nossa famlia tem trs imveis, relata.

Para isso, o pai de Diego abriu mo de muitas coisas, no fazia viagens, nem saa para jantar fora. Apesar de respeitar a privao da famlia, Diego age diferente. Procuro gastar sempre menos do que eu ganho, mas, se quero fazer uma viagem, por exemplo, eu guardo dinheiro e vou, fala. Ele possui uma planilha de gastos para organizar a vida financeira. Ainda no experimentou fundos de investimentos, apesar do seu prprio pai aplicar nessa modalidade.

E voc, como trata desse assunto em casa? Atualmente, existem diversos materiais disponveis na internet que auxiliam na educao financeira. A Órama, por exemplo, oferece vdeos, artigos e e-books, que abordam temas como finanas, investimentos, produtos financeiros, entre outros. Alm disso, tambm faz programas ao vivo nas redes sociais, e tem uma equipe de atendimento disponvel para auxiliar e tirar dvidas.

Fonte: G1
CNTC

Ver Todas as Notícias