Dia dos Namorados deve injetar R$ 11,5 bilhes na economia, estimam entidades

As vendas para o Dia dos Namorados devem injetar R$ 11,5 bilhes na economia em todo o pas, segundo levantamento feito pelo Servio de Proteo ao Crdito (SPC Brasil) e pela Confederao Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). De acordo com a pesquisa, 61% dos brasileiros, cerca de 92 milhes de pessoas, presentearo algum no prximo dia 12 de junho.

Segundo o levantamento, a maior parte dos consumidores no pretende aumentar os gastos com relao ao ano passado. Apenas 9% desses consumidores disseram que tm a inteno de gastar mais com os presentes. A maior parte (32%) planeja gastar a mesma quantia que em 2016, enquanto 24% pensam em diminuir. Os consumidores indecisos sobre o valor do presente so 16%.

A situao financeira ruim a principal justificativa para 44% dos entrevistados que vo gastar menos no Dia dos Namorados deste ano, seguida de 37% que pretendem economizar, 25% devido ao aumento da inflao e da economia instvel e 18% por causa de dvidas em atraso. Entre aqueles que pretendem aumentar os gastos na data, 56% querem comprar um presente melhor e 40% dizem que os presentes esto mais caros. S 8% vo gastar mais porque tiveram melhoria na renda.

Os dados tambm mostram que 69% dos consumidores pretendem pagar vista, sendo que em 56% das compras o pagamento ser em dinheiro e 13% no carto de dbito. O carto de crdito ser usado por 24% dos entrevistados, seja em parcela nica (9%) ou em vrias parcelas (15%). Entre os que dividiro as compras, seja no carto de crdito ou de loja, a mdia de trs prestaes. O gasto mdio deve ser de cerca de R$ 124,00, valor que aumenta para R$ 158 entre os entrevistados das classes A e B e diminui para R$ 114 entre as classes C, D e E.

Em um momento em que as pessoas esto inseguras em seus empregos, comprar o presente vista uma boa alternativa para fugir do endividamento. O ideal no abusar dos parcelamentos para evitar o comprometimento da renda com prestaes, disse a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

A maioria dos consumidores deve comprar apenas um nico presente (87%). Metade dos consumidores ouvidos pela pesquisa (50%) acredita que os produtos este ano esto mais caros do que em 2016, sendo a crise econmica o principal motivo para a elevao dos preos (73%), seguido do fato de o Dia dos Namorados ser uma data comemorativa, o que consequentemente aumenta o preo dos presentes (18%). Por outro lado, 28% dos consumidores consideram que os presentes esto na mesma faixa de preo do ano passado e apenas 5% acreditam que os produtos esto mais baratos.

Endividamento

A pesquisa sinaliza que muitos dos consumidores que vo presentear esto com problemas financeiros: quase trs em cada dez (26%) entre os que pretendem comprar presentes tm contas em atraso atualmente e 22% esto com o nome sujo. Alm disto, 8% afirmam que deixaro de pagar alguma conta para poder presentear. Por outro lado, 78% dos entrevistados declararam que no tm o hbito de passar do limite e estourar o prprio oramento com a data.
Os consumidores que afirmam ter a inteno de fazer pesquisa antes de comprar os presentes so 68%, dos quais a maioria so mulheres (75%). Vale reforar a importncia deste comportamento responsvel, tendo em vista que a inadimplncia prejudicial tanto para o consumidor, que tem seu acesso ao crdito limitado; quanto para o lojista, que deixa de receber por uma venda j concretizada. Sobretudo em momentos de recesso, o consumidor deve respeitar o tamanho do prprio bolso, fazendo pesquisas de preo e pagando as compras de preferncia vista, recomenda Kawauti.

Preferidos

Segundo o levantamento, os presentes mais procurados por quem vai presentear sero as roupas (30%), perfumes, cosmticos e maquiagem (18%), calados (11%), acessrios como cinto, culos e bolsas (9%), flores (7%), bombons e chocolates (5%), jantares (4%) e celulares e smartphones (3%). Os presentes que as pessoas mais gostariam de receber ficam na mesma ordem: roupas (23%), perfumes (15%), calados (10%) e acessrios (9%).

Os shopping centers esto no destaque como os principais locais de compras, com a preferncia de 32% dos entrevistados. As lojas de rua (22%), shoppings populares (10%), lojas de departamento (7%) e lojas online (4%) aparecem em seguida. Para escolher o local, os fatores mais decisivos so o preo (56%), a qualidade dos produtos ofertados (37%) e as promoes e descontos (32%). Cerca de 36% pretendem fazer as compras de ltima hora.

A maior parte dos entrevistados (37%) pretende comemorar a data em sua prpria casa. A comemorao em restaurantes foi a opo escolhida por 22% dos entrevistados e 8% vo optar pela casa do namorado(a). Dois em cada dez entrevistados (19%) ainda no sabem ou no decidiram onde vo celebrar a data.

Fonte: Agncia Brasil