Exames do pr-natal - Veja para o que serve cada um deles!

Se voc associada ou dependente de scio do sindicato, voc pode fazer o seu pr-natal e aps o nascimento, todo acompanhamento para seu beb, aqui no Sindecolon.
Temos Ginecologista, Pediatra e Clnico Geral - Ligue: (43) 3323-1815

Exames do pr-natal - Veja para o que serve cada um deles!

Quando a gente comea a ir ao mdico no pr-natal, no difcil se perder no meio de tantos exames. Veja para o que serve cada um deles!

Durante a gestao, vrios exames podero ser solicitados. Uns fazem parte da rotina, outros ajudam o mdico a acompanhar a gravidez de acordo com sua histria pessoal. Outros ainda so novidades. Veja aqui o que cada um deles traz de informao

Assim que a gravidez descoberta

O hemograma uma anlise do sangue da gestante que vai dar uma mapeada em muitos aspectos.

A primeira coisa para que ele serve verificar se h anemia, e como est a defesa do organismo da futura me, afastando a existncia de algum quadro infeccioso. J as plaquetas indicam como est a coagulao sangunea da paciente.

A dosagem de glicemia serve para checar se a paciente diabtica, ou corre o risco de desenvolver a doena. Um quadro de diabetes exige controle atento. Uma gestante diabtica compartilha com seu beb um sangue que contm muito acar, o que provoca na criana uma alta produo de insulina. A obstetra do SalomoZoppi Diagnsticos, Silvia Herrera, me de Lara e Vincius, explica que a insulina funciona como um hormnio de crescimento para o beb, e pode deix-lo grande demais. Alm disso, a diabetes da me aumenta o risco de morte sbita do beb.

A tipagem sangunea e o fator Rh da me tambm so importantes. Se a me for Rh negativo, e o pai, positivo, h chance de o beb tambm ter Rh positivo. Se esse for o caso, o corpo da me pode desenvolver anticorpos contra o sangue de seu beb, podendo causar eritroblastose fetal, ou doena hemoltica do recm-nascido, explica o Jos Carlos Sadalla, obstetra do Hospital Srio-Libans e pai de Luisa e Carolina. Nesse caso, realiza-se uma Pesquisa de Anticorpos Irregulares, ou Coombs Indireto. Se o resultado do Coombs for negativo, a paciente pode receber a vacina anti-Rh, que impede que ela produza anticorpos contra o sangue do filho.

Checagens sobre doenas como toxoplasmose, rubola, hepatites B e C, HIV, citomegalovrus e sfilis tambm so realizadas logo no incio da gestao, e repetidas no final. Dependendo da origem geogrfica da paciente, tambm possvel que o mdico pea sorologia para doena de Chagas.

A dosagem dos hormnios de tireoide TSH e T4 livre serve para verificar se h algum problema com essa glndula da gestante. Deficincias no tratadas desses hormnios podem causar problemas graves ao beb.

Os exames de urina " Urina I e Urocultura " investigam se h alguma infeco urinria, problema que acomete com mais frequncia as mulheres grvidas. Segundo Sadalla, em geral, simples trat-las. O que importante: infeces urinrias no tratadas podem se espalhar para os rins, causando nefrite, quadro que, em casos mais raros, pode chegar a levar a um trabalho de parto precoce.

A escolha do obstetra
Em torno da 7 semana

O ultrassom transvaginal realizado logo no comeo da gestao, e, segundo a obstetra Silvia, o mais eficiente para precisar a idade da gravidez, verificar se o feto est dentro do tero, se so gmeos e, se for esse o caso, se so duas ou apenas uma placenta.

A partir da 9 semana

Existe um procedimento relativamente novo que permite acessar o DNA fetal por meio do sangue da me. Por esse exame, possvel detectar problemas nos cromossomos, especificamente no 13, 18, e 21, a que esto associados as sndromes de Patau, Edward " ambas que levam morte do beb " e Down.

O mesmo exame pode apontar o sexo do beb. O obstetra Sadalla explica: Caso se encontrem clulas com cromossomos Y no sangue da me, o beb menino, j que mulheres s tm cromossomos X.

Em torno da 10 semana

Nesta fase da gravidez possvel que o mdico pea a dosagem de alguns marcadores bioqumicos no sangue da gestante. Eles so trs: a frao livre de BhCG, o PAPP-A e o PLGF. Segundo a obstetra Silvia, pesquisar o BhCG e o PAPP-A tambm serve para rastrear problemas cromossmicos. J o PLGF um marcador de pr-eclmpsia. Com esse exame, verifica-se a possibilidade de a paciente apresentar eclmpsia muito antes que ela possa se desenvolver, conforme explica a obstetra.

6 perguntas sobre cido flico e gravidez

Em torno da 12 semana

O ultrassom morfolgico do primeiro trimestre serve para verificar se o beb tem malformaes ou sndromes genticas " mais comum que os outros que podem ser feitos com esse objetivo. Para ter uma ideia, esse ultrassom detecta 90% dos casos Down, Turner, Edward e Patau, diz. Mas ainda muito cedo para ver o sexo do beb. No passa de um chute melhorado, afirma Sadalla.

O Doppler das artrias uterinas, associado aos marcadores bioqumicos, pode indicar o risco de a paciente desenvolver pr-eclmpsia. Se esse for o caso, j possvel trat-la para que isso no chegue a ocorrer.

Neste momento da gravidez, o mdico tambm pode pedir a avaliao do colo do tero por meio de um ultrassom transvaginal.

A partir da 20 semana

O ecocardiograma fetal recomendado como exame de rotina, e serve para detectar malformaes cardacas. Quando o resultado normal, pedido uma nica vez.

Em torno da 22 semana

O ultrassom morfolgico do segundo trimestre tem a finalidade de ver a formao dos membros e rgos internos do feto. Caso esse exame encontre anormalidades, a chance de que o beb tenha alguma doena cromossmica maior. Pode ser, ento, indicado que se faa uma amniocentese, que uma anlise do lquido amnitico, para traar o chamado caritipo. um exame invasivo, com a injeo de uma agulha na barriga da paciente, com chance de 1% de abortamento: por isso, s indicado em gestaes onde h chances significativas de haver problemas com o feto.

Junto com o ultrassom, tambm realizado um Doppler das Artrias Uterinas, que, nesta fase, til para detectar a possibilidade de a paciente desenvolver pr-eclmpsia grave. Neste momento da gestao, no entanto, no mais possvel evitar a doena, apenas control-la.

O momento adequado para uma avaliao do colo uterino com um ultrassom transvaginal. o melhor exame para verificar a possibilidade de ocorrer um trabalho de parto prematuro, embora no faa parte do pr-natal rotineiro, diz Silvia.

Em torno da 26 semana

O teste de tolerncia glicose um exame que serve para verificar se uma paciente que comeou a gestao saudvel desenvolveu diabetes gestacional. Caso o resultado seja positivo, o mdico vai avaliar a gravidade do caso. Frequentemente possvel controlar esse quadro s com dieta, mas s vezes necessrio que a paciente use insulina.

A partir da 26 semana

O Doppler colorido um exame que serve para avaliar a vitalidade do beb, explica a obstetra Silvia. Nesse procedimento possvel ver o fluxo sanguneo do cordo umbilical para a artria cerebral. Caso esteja comprometido de alguma forma, possvel que o beb esteja sofrendo falta de oxignio. No entanto, ela explica que nem toda grvida precisa passar por esse Doppler. Se o beb se mexe bem e no apresentou problemas em nenhum outro exame, no h razo para fazer, diz.

Os ultrassons 3D e o 4D so opcionais. Os pais gostam, porque a primeira ‘foto que se pode ter do beb, afirma Sadalla.

Entre a 35 e a 37 semana

realizado um exame da flora da regio do nus e da vagina da gestante, chamado de Swab Perianal e Vaginal. A finalidade, de acordo com Silvia, verificar se h a presena da bactria estreptococo B. Essa uma bactria que no faz mal para a me, pois faz parte da flora vaginal normal. No entanto, se infectar o beb na hora do parto, pode causar infeces graves. Se a bactria for encontrada, a gestante ser tratada com antibiticos.

Trs sinais de que hora de ir pra maternidade

Fonte: www.paisefilhos.com.br