Ministrio do Trabalho lana na CNTC Campanha Nacional de Preveno de Acidentes do Trabalho

O Ministrio do Trabalho, atravs da Secretaria de Inspeo do Trabalho (SIT), lanou nessa ltima quinta-feira (26), na Confederao Nacional dos Trabalhadores no Comrcio (CNTC), em Braslia, a Campanha Nacional de Preveno de Acidentes do Trabalho (Canpat), com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importncia do desenvolvimento de uma cultura de preveno de acidentes e doenas do trabalho. A Canpat faz parte do movimento Abril Verde, conjunto de aes realizadas pela sociedade para dar visibilidade ao tema da segurana e sade no trabalho.

Os temas da Canpat em 2018 so: Adoecimento Ocupacional e Quedas de Trabalho em Altura, que ainda vitimam muito trabalhadores, com enormes danos. Alm da perda de vidas, incapacitaes e danos integridade fsica dos trabalhadores, muitas vezes irrecuperveis, as perdas decorrentes de acidentes e doenas do trabalho so estimadas pela Organizao Internacional do Trabalho (OIT) em 4% do PIB, o que ultrapassa o valor de R$ 200 bilhes por ano no pas.

Ocorrem no Brasil, em mdia, mais de 2.800 mortes de trabalhadores por ano, oito por dia, uma a cada trs horas. Cada acidente de trabalho que acontece catastrfico em termos individuais, familiares e sociais, segundo o MTE. De acordo com a Canpat, o envolvimento e participao de cada cidado brasileiro fundamental para se alcanar uma cultura de preveno e tornar o pas cada vez mais justo, digno e competitivo. Essa ao uma forma de manter sempre viva a importncia da preveno e o cuidado durante o exerccio do trabalho, por parte de todos, destacou o secretrio da Secretaria de Inspeo do Trabalho (SIT) do MTE, Joo Paulo Ferreira Machado.

Esto previstas, para todo o pas, ao longo de 2018, aes conduzidas pelo Departamento de Segurana e Sade no Trabalho (DSST), que integra a Secretaria de Inspeo do Trabalho (SIT) do Ministrio do Trabalho, e pelas superintendncias e gerncias do Ministrio.

A fora simblica do 28 de abril

A Organizao Mundial do Trabalho (OIT) instituiu em 2003 a data de 28 de abril como o Dia Mundial de Segurana e Sade no Trabalho, em razo da exploso de uma mina de carvo na cidade de Farmington, no estado da Virgnia, nos Estados Unidos, em 1969, que resultou na morte de 78 trabalhadores. A lei n 11.121/2005 instituiu no Brasil o Dia Nacional em Memria das Vtimas de Acidentes de Trabalho, cuja data tambm 28 de abril.

Ver Todas as Notícias