Aposentadoria mdia no Brasil supera 70%

O tempo de contribuio para se conseguir aposentar com o benefcio integral, fixado na proposta original da reforma da Previdncia em 49 anos, foi reduzido para 40 anos no projeto aprovado na comisso especial da Cmara dos Deputados. Mas ainda um dos pontos de polmicos da proposta. Crticos ao projeto consideram o tempo demasiado longo.

Para o Ministrio da Fazenda, esse tempo mais benevolente que o registrado na maior parte dos pases. O estudo 20 mitos sobre a reforma da Previdncia, elaborado por Marcos Mendes, chefe da Assessoria Especial do Ministro da Fazenda, lembra que, quem entra no mercado de trabalho aos 25 anos, depois da universidade, pode se aposentar com benefcio integral aos 65 anos, o que est longe de ser a regra em outros locais do mundo.

Dados da Organizao para Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE), que rene os pases mais ricos do mundo, mostram que, nesses pases, o valor mdio que um trabalhador de renda mdia obtm com a aposentadoria representa 53% de seu salrio. Nos EUA, a renda mdia do aposentado de 44,8% do salrio da ativa. No Chile de 37,7% e, no Mxico, 28,4%. J no Brasil esse valor supera os 70%. Para a Fazenda, alm disso, a reforma da Previdncia vai permitir um aumento no valor da aposentadoria para quem ficar mais tempo na ativa.



Fonte: CNTC

Ver Todas as Notícias