Comrcio aposta no crescimento de vendas para o carnaval

O carnaval deste ano no fim do ms, do dia 25 ao dia 28, mas os comerciantes j esto otimistas com as vendas dos artigos tpicos da festa. Paets, fantasias, mscaras e diversos itens colorem as vitrines e chamam a ateno do consumidor para a maior festa do pas.

Na avaliao de lojistas do setor na regio da Rua 25 de Maro, popular centro de compras da capital, as vendas j esto melhores do que em 2016. Ano passado, o carnaval foi no comeo do ms, e este ano ainda temos trs semanas de vendas. J est bem melhor, por isso apostamos em acrscimo de 10% a 12%, diz Pierre Sfier, proprietrio de uma loja de fantasias e artigos para festas na Ladeira Porto Geral.

Para o varejo em geral, a Associao Comercial de So Paulo no to otimista, j que o movimento de vendas do varejo paulistano caiu em mdia 5% em janeiro, na comparao com o mesmo ms do ano passado. Houve recuos de 3,8% e de 6,2% nas comercializaes a prazo e vista, respectivamente. O balano mostra desacelerao da queda, j que no acumulado de 2016 o varejo paulistano teve retrao mdia de 8,7%. Isso no configura tendncia para o ano, mas acreditamos que, com a continuidade da reduo da taxa de juros, o varejo vai melhorar gradativamente, afirma o presidente da associao, Alencar Burti.

Ele lembra que para a cidade de So Paulo, o carnaval no um evento comercial. Pelo contrrio: como as pessoas aproveitam a data para viajar, essa costumeiramente fraca para o varejo paulistano. No h muita expectativa de que tenhamos nmeros melhores. Alm disso, fevereiro passado teve 29 dias. Por outro lado, se chover no perodo, pode ser que mais paulistanos optem por no viajar.

A expectativa de Pierre Sfier aumentar as vendas de artigos populares. Para ele, os folies dos blocos de carnaval de rua so os que mais compram e gastam " entre R$ 15 e R$ 20. Por enquanto, os que mais gastam so os jovens que esto comprando acessrios, depois vai esquentar mais perto da festa, quando vem gente procurar itens mais luxuosos para os bailes de carnaval.

Mesmo assim, os consumidores jovens pesquisam por bons preos. Foi o que fizeram as amigas Mariana Schirmer e Flvia Castro, estudantes de 19 anos. Olhamos muito em toda a 25 [de Maro] e depois a gente volta comprando nas lojas mais baratas, porque h bastante diferena, diz Mariana. Notamos preos diferentes, item que em um lugar era R$ 8 e no outro, R$ 15, acrescenta Flvia. Elas passaro o carnaval em Ilhabela, no litoral paulista, e pretendem gastar em mdia R$ 25 por dia em acessrios. Procuramos vrias peas e a montamos uma fantasia completa para cada dia de folia, explica Mariana.

O motorista de nibus Erikson de Arajo, que vai passar o carnaval em Pernambuco, espera gastar R$ 200 com a famlia, mas s os dois filhos iro fantasiados. Ele e a mulher ficaro apenas com adereos. Mas estamos pesquisando os preos ainda, observa. O motorista tambm vai presentear os parentes. Vou levar uns acessrios para os sobrinhos e os primos se divertirem no carnaval.

Outro comerciante que est otimista Melhem Feghali, dono de uma das mais tradicionais lojas do segmento de fantasias na regio da 25 de Maro. A partir do dia 5 de fevereiro, as vendas comeam a reagir, e eu espero vender 30% a mais do que no ano passado. Na loja dele, os itens mais vendidos so os clssicos. O pessoal procura fantasias, mscaras, acessrios, alm de tubos e colares de neon.

O lojista Gildo Gianini vai verificar, pela primeira vez, as vendas de carnaval. Sua loja de fantasias foi inaugurada em maro do ano passado e ele espera bons negcios. Tivemos um comeo de ano ruim para o segmento de fantasias e, para o carnaval, a gente quer recuperar essa perda. Ele tambm espera lucrar com as vendas de acessrios. Os itens mais procurados so os acessrios. Como So Paulo tem muitos blocos, so os itens mais baratos que os consumidores tm procurado.

Na avaliao dos comerciantes entrevistados, no foi necessria a contratao de vendedores temporrios para o perodo. Estamos com o mesmo grupo do fim do ano passado, mas se der um sinal de melhora, vamos acrescentar funcionrios, afirmou Sfier.

O feriado da tera-feira de carnaval este ano ser no dia 28. Os desfiles das escolas de samba de So Paulo e do Rio de Janeiro ocorrem no ltimo fim de semana do ms, a partir do dia 24. Em Pernambuco, o pr-carnaval comeou nessa quinta-feira (2), com a comemorao do Aniversrio do Homem da Meia-Noite, em Olinda. Na Bahia, as festas de pr-carnaval Fuzu e Furduno, de Salvador, ocorrem nos dias 18 e 19 de fevereiro.

O carnaval de rua de So Paulo tem 495 blocos cadastrados. A festa deste ano ocorre oficialmente entre os dias 17 de fevereiro e 5 de maro em diversos pontos da capital.

Fonte: Agncia Brasil.