Felicidade est mais relacionada a tempo com famlia do que a dinheiro

Pesquisa da SPC Brasil indica que essa a opinio de 69% dos brasileiros.

Segundo estudo, 20,6% afirmam preferir ter mais dinheiro.

Uma pesquisa sa SPC Brasil e pelo portal de educao financeira "Meu Bolso Feliz" indica que sete em cada dez brasileiros (69%) preferem um estilo de vida com mais tempo para a famlia, mesmo que isso implique em ter um salrio menor.

Pesquisa indica que maioria das pessoas prefere
passar mais tempo perto da famlia

De acordo com a pesquisa, 20,6% dos brasileiros afirmam preferir ter mais dinheiro, mesmo que tenham que trabalhar bastante para isso e no tenham tempo para a famlia, seus amigos e lazer. Entre os jovens, esse percentual ainda maior, de 28,4%.

Do total dos entrevistados, 51,3% preferem deixar de comprar roupas, calados e outros itens para viajar, principalmente pessoas das classes A e B e que possuem alta escolaridade. Outros 26% indicam preferir poder comprar tudo o que desejam no lugar de viajar - alternativa mais escolhida por jovens, pessoas de baixa escolaridade e pertencentes s classes C, D e E.

Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, possvel perceber que a valorizao da experincia como meio para alcanar a felicidade, em detrimento do consumo, mais comum entre os mais velhos.

"So eles os que mais dizem ser felizes e tambm os que mais acreditam que a felicidade est ligada, principalmente, a ter mais tempo junto aos familiares", diz Kawauti.

"Ao mesmo tempo, os jovens so mais conectados ideia de posse e de consumismo. Nas classes sociais mais baixas tambm ocorre algo semelhante, talvez porque essas pessoas ainda no tenham alcanado o patamar de consumo ao qual desejam chegar", explica a economista, em nota.

Em maio de 2015, foram ouvidas 605 pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, de ambos os sexos e pertencentes s classes A, B e C, nas 27 capitais.

Fonte: G1

Ver Todas as Notícias