Governo espera gerar 2 milhes de postos de trabalho no pas este ano

O ministro do Trabalho, Helton Yomura, disse hoje (1) que o pas deve ter um saldo positivo de 2 milhes de postos de trabalho neste ano. Segundo os ltimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), havia no Brasil, em maro deste ano, 90,6 milhes de pessoas ocupadas e 13,7 milhes de desempregados.

No primeiro trimestre deste ano, tivemos o Caged [Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministrio do Trabalho] positivo. Em janeiro, foram mais de 71 mil vagas; em fevereiro, mais 61 mil vagas e, em maro, mais de 55 mil vagas. Foi o melhor janeiro dos ltimos cinco anos e o melhor fevereiro dos ltimos quatro. Estamos no rumo certo. Se a economia seguir a tendncia de projeo do Banco Central e do Ministrio da Fazenda, os empregos acompanharo a retomada dos investimentos, destacou.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (Pnad) Contnua, do IBGE, porm, a taxa de desemprego no Brasil subiu para 13,1% no primeiro trimestre do ano. No ltimo trimestre de 2017, atingiu 11,8%, segundo dados divulgados na semana passada.

Fonte: Agncia Brasil