Mais profissionais voltam ao trabalho aps a aposentadoria

Dezoito meses atrs, Tom Harvey se aposentou. Mas ento ele mudou de ideia este ano e decidiu voltar ativa. Ele no est sozinho. No Reino Unido, segundo uma pesquisa sobre o envelhecimento e sociedade, 25% dos aposentados voltam a trabalhar, sendo que cerca de metade desses dentro de cinco anos aps a aposentadoria. O estudo definiu no-aposentados aqueles que informaram estar aposentados e que posteriormente comearam a trabalhar de novo em um emprego pago, ou comearam um trabalho em perodo integral aps a aposentadoria parcial (trabalhando menos de 30 horas por semana).

Um estudo de 2010 constatou taxas parecidas nos Estados Unidos. Essa pesquisa sugere que a aposentadoria poder no ser mais uma condio permanente. Em vez disso, ela um processo. Para Harvey, sua aposentadoria poucos anos antes da idade legal no Reino Unido, de 65 anos, foi altamente desejvel depois de dcadas na vida corporativa " primeiro no ramo da propaganda e depois na rea de comunicao de servios financeiros. Isso deu a ele a chance de levar os cachorros para passear e praticar equitao. Mas seu crebro clamava por estmulos.

Voc sente falta do envolvimento intelectual do trabalho e das discusses em torno de problemas difceis, diz ele. O aspecto financeiro tambm importante. sempre bom ter mais dinheiro. Hoje, este homem de 63 anos est oferecendo consultoria a pequenas empresas, especialmente em comunicao para diretores e altos funcionrios.

Sua reao reflete a de outras pessoas, afirma Loretta Platts, do Stress Research Institute da Universidade de Estocolmo, e coautora do relatrio. Algumas pessoas sofrem um choque com a aposentadoria. Ela no aquilo que eles achavam que iria ser. O estudo definiu aposentadoria como pessoas afirmando estar aposentadas de suas principais atividades. Loretta Platts diz que h quem possa discordar e fixar isso em uma idade, talvez mais de 65 anos.

No Reino Unido, o nmero das pessoas entre 50 e 64 anos de idade que trabalham subiu de 60% em 2000 para 71%, segundo a Agncia Nacional de Estatsticas, enquanto o nmero de pessoas na ativa que tm alm de 65 anos dobrou para cerca de 10%.

Nos Estados Unidos, a Agncia de Estatsticas do Trabalho prev que para o perodo de at 2024, os dois grupos com idades de 65-74 e mais de 75 anos apresentaro as maiores taxas de crescimento da fora de trabalho anualmente, do que quaisquer outros grupos etrios. Em resposta aos custos adicionais de se viver mais, muitos governos esto aumentando a idade de aposentadoria.

Para Robert Roy, baseado em Washington, a aposentadoria aos 69 anos era atraente porque terminei o que estava fazendo. Foi intenso. Sua carreira no trabalho social com crianas e famlias havia sido recompensadora. Mas depois de seu ltimo emprego como executivo-chefe de uma organizao sem fins lucrativos que trabalha no apoio a famlias em Portland, ele sentiu a necessidade de dar uma pausa.

Aps sair da organizao, Roy dedicou seu tempo a pescar e a escrever. Mas sentiu que algo estava faltando. Eu pensei: ‘qual a minha razo de viver?'. O trabalho para ele era diverso. Quando voc trabalha, seus dias esto definidos. Quando voc tira isso de repente, vai substituir por o qu? O que vem em seguida? O que eu vou fazer?

Portanto, Roy decidiu abandonar a aposentadoria. Ele sempre se sentiu desconfortvel com o termo aposentado porque como se ele j tivesse batido as botas. Eu no me sentia assim. Eu no queria sentir que tudo estava acabado para mim. Hoje, ele trabalha dois dias por semana no Virginia Garcia Memorial Health Center, na rea de servios de sade mental, e consultor de organizaes sem fins lucrativos que prestam tratamentos a crianas problemticas e suas famlias.

Isso cai bem para esse senhor de 79 anos, pois significa que ele tem tempo para passar com a famlia. Ele fez a mudana graas ao Encore Fellowship, um esquema gerenciado por uma ONG americana que ajuda profissionais experientes, geralmente nas casas dos 50 ou 60 anos, que querem mudar para uma carreira na rea de servios pblicos.

O Encore ajuda a preencher uma lacuna no treinamento. Um artigo publicado no Public Policy and Ageing Report em 2015 afirmava que reter os trabalhadores mais velhos significa aumentar as oportunidades de treinamento e desenvolvimento para aqueles que esto na faixa dos 50 anos. A atual falta de opes de treinamento para os trabalhadores mais velhos se deve em parte atitude dos gerentes de linha e empregadores.

Segundo o relatrio, os indivduos tambm podem sentir que depois de uma certa idade ou estgio de suas carreiras, mais treinamento seria desnecessrio. Ou que o aprendizado que eles devero receber inapropriado dado o seu nvel de experincia e habilidades.

Outro relatrio publicado na semana passada pela Business in the Community exorta os patres a se esforar mais para treinar trabalhadores mais velhos e prepar-los para a economia digital. David Sinclair, diretor do International Longevity Centre UK, disse que o esteretipo sobre os trabalhadores mais velhos que eles so confiveis: Isso alimenta uma imagem de que eles so seguros e constantes, quando na verdade as pessoas podem inovar ao longo de toda a vida.

Para Harvey e Roy, a aposentadoria foi interessante porque eles queriam dar uma pause nas exigncias do trabalho. uma pena que as organizaes no sejam mais sofisticadas na identificao do estresse, observa Harvey. Ele sugere que elas poderiam ajudar os funcionrios que podem estar precisando dar um tempo e tirar uns meses de folga.

Desenvolvimentos como o trabalho em casa e os horrios flexveis tambm so promissores, acrescenta ele. Lynda Gratton, uma professora de prtica de gesto da London Business School e coautora de The 100-Year Life, acha que os empregadores deveriam deixar as pessoas trabalharem enquanto puderem. Mas eles deveriam ser mais criativos com os rumos de carreira. Os funcionrios vo querer dar uma escapadinha de vez em quando para rejuvenescer e aprender uma nova habilidade. Ela tambm acredita que os trabalhadores precisam planejar melhor suas vidas profissionais.

Loretta Platts acha que essa mudana do emprego para a aposentadoria e de volta ao trabalho um reflexo da viso curta dos empregadores. Muitos falham em manter seus funcionrios, principalmente por no conseguir encontrar para eles funes flexveis. Isso importante porque as pessoas mais velhas tm mais dificuldade para conseguir emprego. Quanto maior for o intervalo, mais difcil ser voltar para o trabalho.

Harvey diz que no fcil encontrar um trabalho: Quando voc tem cabelos grisalhos e usa culos, frequentemente as pessoas ficam apreensivas em ter de trabalhar com algum 20 anos mais velho. O preconceito de idade existe. Esse no o caso de Jacky Beare, que se aposentou aos 55 anos na Marks & Spencer em 2015, depois de trabalhar como gerente comercial.

Este ano ela voltou a trabalhar, sob contrato, como assistente de vendas. Trabalha cinco dias por semana das 11h s 15h. Jacky continua no mundo profissional e no perdeu suas habilidades comerciais. E um novo motivo para retornar ativa vem sendo citado por alguns no- aposentados do Reino Unido: a incerteza trazida pelo Brexit foi um fator na deciso de Jacky. Estou bem agora, mas poderia no estar, diz ela.

Fonte: Valor econmico

Ver Todas as Notícias