Na crise, brasileiros cortam refeies fora de casa
Com menos dinheiro no bolso por conta da crise, o brasileiro est cortando o nmero de refeies feitas fora de casa. o que mostra uma pesquisa da consultoria GS&MD.
Segundo o levantamento, de janeiro a maro deste ano, 3,5 bilhes de refeies foram feitas em restaurantes e lanchonetes no pas " 100 milhes a menos que no primeiro trimestre de 2016.
O emprego e a renda tm impacto importante nessa reduo de trfego, o consumidor est adotando um comportamento mais racional, avalia Eduardo Yamashita, diretor de inteligncia de Mercado da GS&MD, responsvel pelo estudo.
O nmero de trabalhadores desempregados chegou a 14,2 milhes nos trs primeiros meses do ano, um ndice de 13,7%, segundo o IBGE.
Por outro lado, o valor mdio que cada consumidor gastou com alimentao na rua cresceu de R$ 12,60 para R$ 13,80 do primeiro trimestre de 2016 para o deste ano, o que fez com que o faturamento do setor saltasse de R$ 45,4 bilhes para R$ 48,4 bilhes na mesma comparao.
Mas 80% desse aumento decorrente de presso inflacionria, o restante o restaurante conseguindo acertar mais nas promoes para o cliente, pondera Yamashita.
Refeies principais e promoes
As maiores quedas foram registradas exatamente nas principais refeies que o brasileiro faz fora de casa: o almoo e o lanche da tarde.
Alm de priorizar as refeies principais, os consumidor est procurando agregar mais benefcios a cada refeio que faz fora de casa.
De todas as refeies feitas pelos entrevistados no ano mvel que se encerrou em maro de 2016, 34% estavam dentro de promoes de restaurantes, os chamados combos que oferecem desconto para quem compra refeio e suco, por exemplo. No mesmo perodo do ano anterior, essa parcela era de 32%.
O brasileiro tem racionalizado seu consumo em restaurantes, buscando promoes. claro que o estabelecimento vai ter que oferecer mais coisas para o cliente, mas ele gasta mais com promoo, o ticket mdio aumenta, explica Yamashita.
No primeiro trimestre deste ano, o ticket mdio das refeies promocionais ficou em R$ 16,22 " contra R$ 13,80 no geral.
O estabelecimento que consegue entender o que o consumidor busca e tem ofertas o estabelecimento que est ganhando [nesse cenrio], diz Yamashita.
A pesquisa feita constantemente e ouve em mdia 200 pessoas por dia, ou 72.000 por ano. Os dados so processados a cada trimestre.
No Brasil, segundo dados da consultoria, 27% dos brasileiros fazem ao menos uma refeio fora da casa. Nos Estados Unidos, essa fatia chega a 52% e, na China, a 83%.
Fonte: G1 / CNTC