Profisses ligadas ao investimento ainda esto no vermelho

O mercado de trabalho continua difcil para os profissionais mais qualificados, com ensino superior, mestrado e doutorado, em profisses atreladas ao investimento, especialmente engenharia civil, administrao e contabilidade. A dificuldade persiste, apesar da reao que houve no emprego formal como um todo nos ltimos meses.

De abril a agosto, entre contrataes e demisses, houve um saldo positivo de 175,4 mil vagas com carteira assinada, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Mas a maioria dos postos de baixa complexidade e qualificao. Em sadas de crises, geralmente a retomada do emprego comea nos estratos menos qualificados.

No h nenhuma boa notcia de melhora qualitativa do mercado de trabalho, afirma o economista-chefe da Confederao Nacional do Comrcio (CNC), Fabio Bentes. Em parceria com a economista Catarina Carneiro da Silva, da CNC, ele fez um levantamento, a pedido do Estado, para avaliar como anda a gerao formal de empregos qualificados. A base de dados foi o resultado do Caged e da Relao Anual de Informaes Sociais (RAIS).

De uma lista com 25 profisses de nvel superior com participao relevante no total de empregados, 16 geraram liquidamente vagas nesses cinco meses e ampliaram o estoque de contratados. Desse grupo de 16 profisses, a maioria est ligada a servios essenciais, como sade e educao. Profisses que refletem o investimento, como engenharia, esto no vermelho, preocupante, diz Bentes.

Entre contrataes e demisses com carteira de trabalho, foram fechadas 1.221 vagas de engenheiros civis de abril a agosto deste ano. No auge da crise, em 2015 e 2016, foram eliminadas liquidamente 14.494 vagas. O engenheiro civil Reinaldo Chohfi Jnior, de 56 anos, faz parte desse grupo. A ltima vez que teve trabalho fixo foi em maio de 2015. A obra na qual ele trabalhava parou. De l para c o engenheiro, que no incio de carreira chegou a trabalhar nos Estados Unidos com clculo de estruturas metlicas, est fazendo bicos para sobreviver na rea de informtica e vendas.

De 2014 at hoje, o total de engenheiros desempregados no Pas chega a quase 50 mil, segundo a Federao Nacional dos Engenheiros (FNE). As contas foram feitas a partir dos saldos do Caged. Nunca houve tantos engenheiros desempregados, quase 10% do total de profissionais no mercado.

A maioria de engenheiros civis, setor afetado pela paralisao das obras de infraestrutura e investimentos, observa o presidente em exerccio da FNE, Carlos Bastos Abraham. H no Pas cerca de 5 mil obras de infraestrutura paradas. Faltam investimentos para o setor voltar a contratar, diz Abraham.

De acordo com o levantamento, a engenharia civil est na lanterna das profisses de nvel superior, com saldo negativo de vagas entre abril e agosto. S superada pela profisso de administrador, com um saldo lquido negativo de 1.943 vagas no perodo. A profisso de contador, que uma espcie de curinga " pode ser empregado em vrios setores diferentes " tambm est entre as que mais sofrem com a crise.

Apesar da versatilidade, o contador Marcio Bidandi, de 45 anos, est sem emprego fixo desde outubro de 2015 e atualmente trabalha como motorista da Uber. Meu currculo bom, mas a crise est brava, diz o contador. Ele conta que mandou inmeros currculos e tem sido chamado para vagas inferiores sua formao.

Os saldos negativos no emprego de profisses mais qualificadas uma sequela da crise, principalmente num momento em que a economia tenta se reerguer sem usar a via do investimento, observa Bentes.

Sade. Quem liderou a lista das profisses qualificadas que mais geraram vagas entre abril e agosto foi a de enfermeiro, com um saldo de 3.866 postos de trabalho. Ocupaes ligadas a setores bsicos como sade e educao puxaram as contrataes qualificadas com carteira assinada no perodo, mostra o levantamento.

Sentimos uma pequena recuperao nas contrataes de enfermeiros, afirma Luciano Silva, membro do Conselho Federal de Enfermagem. Ele atribui a maior parte desse crescimento s mudanas nas regras do setor do que retomada da economia.

A enfermeira Daniela Reuper do Amaral, de 27 anos, teve de mudar o rumo que queria dar sua vida profissional, aps terminar os dois anos de residncia, para conseguir uma colocao. Em vez de continuar procurando nas reas hospitalar e de cardiologia, nas quais se especializou durante a ps-graduao, mandou currculo para uma vaga de enfermeira em um residencial de idosos, e quatro meses e sete entrevistas depois foi contratada. Minha funo tem aspecto mais gerencial e se distingue do que aprendi na vida acadmica, porque, diferentemente dos pacientes de hospital, o grau de dependncia de cada idoso determina os cuidados especficos.

Silva explica que, a partir deste ano, alguns procedimentos de enfermagem s podem ser realizados por enfermeiros com curso universitrio. Por isso, os hospitais tiveram de contratar mais profissionais qualificados. Silva diz que h cerca de 400 mil enfermeiros inscritos no Conselho e o ndice de desemprego da categoria gira em torno de 20%, muito superior ao registrado quatro anos atrs, quando estava em 5%.

Fonte: Estado