Redes sociais tm 'dois lados da moeda'

Especialista d dicas para enriquecer seu perfil e evitar gafes que causem rejeio no mercado de trabalho

Um funcionrio foi demitido de uma concessionria de motos e resolveu ir s redes sociais para xingar a empresa e o chefe. Um amigo que trabalhava com ele no mesmo local curtiu a postagem e tambm acabou dispensado, mas por justa causa. O caso foi parar na justia, com ganho para a empresa, por entender que a curtida de uma postagem ofensiva tem o mesmo poder de algo que tivesse sido escrito.
O caso ilustra bem o poder crescente das redes sociais no mundo corporativo, seja para o lado bom, facilitando a visibilidade na busca por uma oportunidade, seja pelo lado negativo, quando a mesma visibilidade torna pblico o que deveria se manter privado.
Especialista em mdias sociais, especialmente o LinkedIn, o responsvel pela estratgia digital da editora Globo, Cristiano Santos, esteve em Londrina ministrando um curso sobre o tema e repassou algumas dicas de como se portar para ser mais visto e no escorregar para causar m impresso ao mercado de trabalho.
Santos confirma que recrutadores esto cada vez mais utilizando as redes sociais como critrio na hora de selecionar um colaborador, coletando informaes antes mesmo das tradicionais entrevistas. Nos perfis, possvel identificar gostos, ideologias, posies e a forma como a pessoa se relaciona em sociedade. "Voc no precisa mentir ou fazer um papel, mas tem que tomar muito cuidado com o que posta. Tem muita coisa que no interessante compartilhar com o mundo. Quando falamos de redes sociais, estamos falando de algo que pblico. Tem gente que perde oportunidade de emprego porque compartilha contedo que deveria ficar em nvel pessoal, opinies que no cabem a certos cargos", alerta.
A precauo vale tambm para quem j est inserido no mercado de trabalho. comum ver usurios do Facebook comemorando a chegada da sexta-feira, lamentando o trmino do domingo ou suplicando desesperadamente por frias. "Temos vida pessoal, mas preciso cuidado para no expor demais. Aos olhos do chefe ou da empresa, postagens deste tipo podem significar preguia, falta de compromisso. Percebem que o funcionrio est desmotivado, e isto pode resultar at em demisso. A gente sabe que todo mundo gosta de uma sexta-feira, mas guarde isto para voc."

APARECENDO NO LINKEDIN

Se cuidados devem ser tomados em redes sociais mais populares como Twitter e Facebook, a preocupao redobrada para o LinkedIn, voltado para perfis profissionais e contedos mais relevantes. Criada em 2003, a rede conta com mais de 400 milhes de usurios em todo o mundo, sendo mais de 20 milhes s no Brasil, terceiro mais popular, atrs dendia e Estados Unidos.
Um em cada 20 perfis cadastrados de recrutadores, que muitas vezes visitam e ‘espiam candidatos de forma annima para no chamar a ateno.
O erro mais comum dos brasileiros, segundo Cristiano Santos, enxergar o LinkedIn apenas como uma ferramenta de exibir currculos. Os usurios se preocupam com o chamado "perfil campeo", onde so preenchidas todas as caractersticas e habilidades do profissional, seu histrico de empresas e funes. "Mas para por a. Tem muita gente que espera ser encontrada por um recrutador. A grande visibilidade que voc vai ganhar na rede a partir do momento em que compartilha suas expertises, conhecimentos, ou seja, contedo", orienta.
Para dar nfase a esta caracterstica, o LinkedIn adquiriu a startup Pulse em abril deste ano por US$ 90 milhes. Com a ferramenta, possvel criar uma espcie de blog, publicando vdeos, fotos e textos sobre histrias da carreira, lies de empreendedorismo e outros assuntos do mundo corporativo, alm de compartilhar contedo de terceiros, como notcias ligadas a setores de interesse do usurio. "Tudo isto ajuda a criar uma reputao digital e, como consequncia, pode render at convites para emprego. Por isto o grande passo, depois de criar um perfil e conectar-se s empresas, investir no contedo."
Como tudo nas redes sociais, o LinkedIn tambm tem suas ressalvas. O especialista em redes sociais orienta para o risco de, na busca por uma vaga no mercado de trabalho, querer vender uma imagem de quem voc no .
"A gente est falando de uma rede social profissional. Portanto, seja profissional, fale a verdade e trabalhe um contedo com coerncia. No adianta nada colocar um monte de informao ali simplesmente para aparecer. Depois voc chamado para uma entrevista e vo perceber que aquilo tudo fachada, e fica muito pior. Como em qualquer rede social, seja autntico, sincero, fale daquilo que voc entende e fale bem. Pode ter certeza que isto vai dar resultado".

Marco Feltrin
Grupo Folha

Legenda foto: "A grande visibilidade que voc vai ganhar na rede a partir do momento em que compartilha suas expertises, conhecimentos, ou seja, contedo", orienta Cristiano Santos

Fonte: Folha de Londrina / FolhaWeb

Ver Todas as Notícias