Representante da CNTC prope em audincia na Cmara reduo da jornada de trabalho para gerar empregos

O diretor secretrio-geral da Confederao Nacional dos Trabalhadores no Comrcio (CNTC), Lourival Figueiredo Melo, rechaou o argumento do governo de que 5 milhes de novos postos de trabalho sero gerados com a Reforma Trabalhista (PL 6787/16). Se aumenta a jornada, no se geram empregos. Em lugar nenhum do mundo isso aconteceu, apontou. Na viso do sindicalista, para se gerar empregos, preciso reduzir a jornada de trabalho.

As declaraes foram dadas em audincia pblica na Comisso Especial da Reforma Trabalhista. Para o representante da CNTC, o aumento da atual jornada diria de 8 horas, permitido pela proposta, poder ainda afetar a sade do trabalhador, alm de seu convvio social e com a famlia. E que horas esse trabalhador vai se qualificar? O trabalhador no ter hora de descanso ou lazer? A proposta aumentar ainda mais o nmero de afastamentos por doenas ocupacionais, questionou Lourival Figueiredo Melo.

Melo criticou ainda a possibilidade, contida no texto, de que os acordos entre patres e empregados reduzam o intervalo de almoo para 30 minutos (hoje a lei prev intervalo mnimo de 1 hora). Conforme ele, toda vez que existe uma crise no pas, atacam-se os direitos trabalhistas, com o objetivo de se gerar empregos, o que acaba no acontecendo. E quando se atacam os direitos, estamos tirando renda dos trabalhadores, disse.