Saiba como funciona a licena-maternidade e quais so seus direitos

1 - Quem tem direito licena-maternidade?
2 - De quanto tempo o afastamento?
3 - Quem paga o salrio da licena-maternidade?
4 - E quem estiver desempregada pode receber a licena?
5 - A partir de quando vale a licena-maternidade?
6 - A mulher pode juntar frias licena-maternidade?
7 - E o pai, tem direito a afastamento?
-----------------------------------------------------------------------------------

1 - Quem tem direito licena-maternidade?

A licena-maternidade um direito de todas as mulheres que trabalham no Brasil e que contribuem para a Previdncia Social (INSS), seja atravs de empregos com carteira assinada, temporrios, trabalhos terceirizados e autnomos ou ainda trabalhos domsticos.

O valor da licena-maternidade (oficialmente denominada "salrio-maternidade") igual ao do salrio mensal no caso de quem tiver carteira assinada ou exercer trabalho domstico.

Mesmo donas-de-casa ou estudantes que no tenham salrio, mas que decidam pagar mensalmente para a Previdncia, podem receber o salrio-maternidade, desde que tenham contribudo para o INSS por menos 10 meses . Nesse caso, o valor do salrio-maternidade o do salrio referncia da contribuio (se a pessoa contribui sobre o salrio mnimo, recebe na licena um salrio mnimo por ms).

Tm direito ainda ao afastamento mulheres que sofrem um aborto espontneo ou do luz um beb natimorto.

A licena tambm assegurada a pessoas que adotam crianas, assim como a quem obtiver a guarda judicial de uma criana com fim de adoo. A licena de adoo familiar, ou seja, pode ser usufruda por um dos adotantes, mas no pelos dois. A adoo pode ser realizada tanto por pessoas solteiras como por casais heterossexuais ou homo afetivos.

2 - De quanto tempo o afastamento?

O afastamento de no mnimo quatro meses ou 120 dias corridos e de no mximo seis meses, dependendo do tipo de ocupao. Isso porque a lei que prev a ampliao da licena de quatro para seis meses ainda no foi aprovada para todas as categorias profissionais.

Atualmente as funcionrias pblicas federais tm direito ao afastamento de seis meses ou 180 dias, assim como servidoras da maioria dos Estados do pas e de inmeros municpios. Alm delas, mulheres que trabalham para empresas privadas podem ou no ter o benefcio, dependendo da deciso da prpria companhia, que recebe um incentivo fiscal para estender a licena, mas no obrigada a faz-lo.

Alguns sindicatos do pas tambm procuram negociar junto s empresas a ampliao para seis meses da licena para trabalhadoras dos seus setores. A maneira mais garantida de voc saber se ter ou no direito aos seis meses procurando informaes no departamento de recursos humanos da sua companhia ou conversando diretamente com seu chefe, se estiver em uma empresa menor.

Se tiver algum problema mdico, possvel ampliar o repouso depois da licena em 30 dias (com apresentao de atestado mdico), porm ele a se qualificaria como auxlio-doena, pago pelo prprio empregador. Depois de 30 dias, necessrio entrar com pedido de pagamento de auxlio-doena junto ao INSS.

Abortos espontneos antes de 23 semanas de gestao do direito a um afastamento de duas semanas. Perdas aps a 23 semana so consideradas pela lei como parto, portanto a licena passa a ser de 120 dias.

Quem adota ou tem a guarda judicial de crianas tambm tem 120 dias de licena garantidos. Se houver a adoo de mais de uma criana ao mesmo tempo o perodo de afastamento ainda assim de 120 dias.

3 - Quem paga o salrio da licena-maternidade?

No caso de mulheres com carteira assinada, a empresa paga o salrio integral, que depois repassado companhia pelo INSS. Nas instncias em que a empresa concede a ampliao de dois meses da licena, para os 180 dias, o empregador paga a totalidade desses salrios e depois desconta o valor inteiro do imposto de renda.

Para as mes que so autnomas ou exercem trabalho domstico, o pedido da licena tem que ser feito diretamente na Previdncia, que se encarregar dos pagamentos.

Mulheres com mais de um vnculo empregatcio tm direito a receber o salrio-maternidade relativo a cada um dos empregos.

4 - E quem estiver desempregada pode receber a licena?

Sim, as mulheres desempregadas tambm tm direito ao salrio-maternidade lembrando que grvidas com carteira assinada no podem ser demitidas a partir do momento em que notificam a gestao ao empregador e se no esto mais em perodo de experincia de trs meses. A empresa que demitir uma mulher grvida sem ser por justa causa deve pagar todos os salrios correspondentes ao perodo de licena a que ela teria direito, alm dos outros direitos trabalhistas.

No caso de uma demisso por justa causa ou por iniciativa da prpria da mulher, ela ter direito licena remunerada paga pelo governo, mesmo que tenha parado de contribuir Previdncia durante um determinado prazo.

Esse prazo de 12 meses a partir da demisso ou da ltima contribuio para todas as pessoas e de 24 meses para aquelas que tenham contribudo por ao menos 10 anos. O perodo de "proteo previdenciria" pode ainda ser estendido por outros 12 meses se a me comprovar que continua desempregada.

Um exemplo prtico. Uma mulher que foi demitida em janeiro, parou imediatamente de pagar o INSS e ficou grvida no ms seguinte ainda assim poder entrar com o pedido de salrio-maternidade junto ao governo. O valor do salrio ser calculado de acordo com a categoria profissional a que pertence a pessoa.

5 - A partir de quando vale a licena-maternidade?

Na verdade, o afastamento comea quando a futura mame decidir -- pode ser at 28 dias antes do parto, ou ento a partir da data de nascimento do beb.

Para se que se inicie o recebimento do salrio-maternidade, necessrio apresentar um atestado mdico ou a certido de nascimento do beb; para guarda, preciso o termo de guarda com observao de que tem por objetivo a adoo, e no caso de adoo, preciso a nova certido de nascimento, que sai depois de deciso judicial.

Fora esses documentos, as empresas costumam tambm pedir a carteira de trabalho e o nmero do PIS.

Para mais informaes sobre licena-maternidade e diferentes categorias profissionais, acesse o site da Previdncia Social e procure por "salrio-maternidade".

6 - A mulher pode juntar frias licena-maternidade?

Sim, possvel juntar os 30 dias de frias licena-maternidade. Para isso, a mulher tem de ter direito s frias (depois de um ano de trabalho) e precisa da aprovao da empresa.

As frias costumam ser acrescentadas ao final da licena-maternidade.

Vale lembrar que os meses de afastamento da licena equivalem normalmente como trabalho para a contagem do direito s prximas frias.

7 - E o pai, tem direito a afastamento?

O pai da criana tem direito a uma licena-paternidade remunerada de cinco dias corridos, a partir da data de nascimento do beb Em situaes de guarda judicial com finalidade de adoo ou de adoo, o pai ou a me podem tirar a licena de 120 dias, mas o perodo no pode ser dividido entre eles.

A licena-paternidade vale para funcionrios com carteira assinada.

Existem projetos tramitando no Congresso brasileiro para ampliar a licena para 15 dias corridos.

Fontes:
CLT
brasil.babycenter.com

Ver Todas as Notícias