Vendas no varejo do Brasil crescem 2% em novembro, diz IBGE

As vendas no varejo brasileiro cresceram 2% em novembro na comparao com outubro, mas caram 3,5% em relao ao mesmo ms de 2015, informou o IBGE nesta tera-feira (10).

O crescimento, na avaliao de especialistas, foi antecipao das compras de Natal e tende a ser apenas pontual, sem marcar uma retomada na atividade do setor.

A alta interrompeu sequncia de quatro quedas mensais. O dado tambm veio melhor que o centro de expectativas dos economistas consultados pela agncia internacional Bloomberg, que estimavam alta de 0,3% no ms e queda de 5,3% na comparao com novembro de 2015.

No acumulado do ano at novembro, as vendas no varejo recuaram 6,4%.

Apesar do dado favorvel, os ltimos anos mostram que, em novembro, os consumidores tm aproveitado as ofertas da Black Friday para antecipar as compras de final de ano, com as vendas despencando em dezembro.

Em 2015, por exemplo, as vendas subiram 0,1% em novembro, e recuaram 2,6% no ms seguinte.

Num ambiente de recesso econmica, perdas de emprego e dificuldades de crdito, o resultado de novembro de 2016 tem carter apenas pontual.

No significa mudana no cenrio ruim para o consumo privado este ano. A expectativa de que os consumidores permaneam cautelosos e devemos ver esses ganhos sendo devolvidos no ms de dezembro, avaliou o estrategista-chefe do Banco Mizuho, Luciano Rostagno.

Segundo o IBGE, a maior influncia para a alta de novembro veio do segmento hipermercados, supermercados, produtos alimentcios, bebidas e fumo, que teve crescimento de 0,9%.

Outro destaque veio de artigos de uso pessoal e domstico, que avanou 7,2%. Mveis e eletrodomsticos subiu 2,1% e o setor de equipamentos de escritrio, informtica e comunicao, 4,3%.

Os desempenhos destes segmentos em novembro indicam um movimento de antecipaes de compras para o Natal, fato que se acentua a cada ano, destacou o IBGE em nota.

J o varejo ampliado —que inclui veculos e material de construo—, segundo o IBGE, apresentou avano nas vendas de 0,6% sobre outubro, graas alta de 7,2% em materiais de construo.

2017

Clculos da FecomercioSP (Federao do Comrcio de Bens, Servios e Turismo do Estado de So Paulo) apontam que o varejo deve ter perda de R$ 10,5 bilhes neste ano devido a feriados nacionais que emendam com finais de semana.

Esse montante 2% superior ao dado projetado em 2016. O aumento deve-se ao fato de que, neste ano, o pas ter um feriado prolongado a mais do que no ano passado e um feriado simples em dia de semana a mais.

O setor de vesturio, tecidos e calados deve perder cerca de R$ 1,1 bilho com os feriados e pontes de 2017, 23% a mais do que em 2016.

O segmento de supermercados deve registrar prejuzos perto de R$ 3 bilhes, 2% acima do calculado para 2016. J para o setor de farmcias e perfumarias, a entidade prev perda de R$ 1,6 bilho, aumento de 7%.

O segmento de Outras Atividades, em que est includo o comrcio de combustveis, deve ser o nico a registrar uma variao positiva. A queda de vendas provocadas pelos feriados de R$ 3,9 bilhes este ano, 8% a menos que no ano passado.

Fonte: Folha de S. Paulo.
CNTC

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