A crise que atinge a todos

Quanto mais se fala em crise, mais temos a impresso de que estamos num beco sem sada. A situao realmente preocupante. As tarifas pblicas foram reajustadas bem acima dos salrios. O aumento da energia eltrica aparece no s na nossa conta de casa, mas repassada aos preos dos produtos. Voc j percebeu que tudo est mais caro?

Luz, gua, telefone, gs de cozinha, combustveis, alimentos, tudo, de um jeito ou de outro, acaba sobrando para o trabalhador. Da ningum entende, ou finge no entender, porque as vendas caem, a economia fica parada. Com o custo de vida cada vez mais alto, quem tem dinheiro sobrando para comprar? Claro, d pra comprar prazo. Mas at isso est difcil, pois os juros esto abusivos. Dvidas em cartes viram bolas de neve se, por qualquer imprevisto, a pessoa atrasar um ms ou pagar apenas o mnimo. Quantas e quantas pessoas esto com o nome sujo por conta dessa poltica econmica injusta, que beneficia o sistema financeiro e prejudica o cidado?

Essa recesso se reflete diretamente na nossa categoria. Nosso setor um dos que mais perdeu vagas de emprego desde o comeo do ano. E no por causa de horrio de atendimento, como comearam de novo a polemizar na cidade. Voc que do comrcio sabe: se o movimento j est fraco durante a semana, pra que abrir noite? Nos sbados tarde, mesmo quando permitido, o comrcio fica s moscas. E por qu? Porque o trabalhador no tem dinheiro, no tem crdito, ou est comprando somente o necessrio.

J vimos diversas crises, mas esta realmente preocupa. Porque ela atinge a todos. o resultado de polticas eleitoreiras de abafar o problema, que j existia h anos, at a eleio passar. Por que ser que a luz no subiu no ano passado, em vez de aumentar duas vezes em 2015? Porque o IPVA no foi reajustado em 40% j no ano passado? Ser que isso teria alguma interferncia no resultado das urnas? Possivelmente sim.

Diante de tudo isso, os comercirios tm a necessidade de ter um aumento real de forma que esta situao seja contornada. importante que os comerciantes entendam que aumentar o salrio dos seus funcionrios tem grandes vantagens para os dois lados. O trabalhador vai ter mais chance de pagar suas contas em dia e tambm fazer novas compras. E se o comercirio tem um aumento real no salrio, grande parte deste dinheiro retorna para o prprio comrcio, fazendo com que melhore o movimento, aumenta as vendas, ou seja, tambm beneficia os patres. O funcionrio da loja de calados o que compra na loja de roupas, de eletrodomsticos e vice-versa, afinal estamos falando dos comercirios, a maior categoria de trabalhadores do Brasil.

Jos Lima do Nascimento
Presidente do Sindicato dos Empregados no Comrcio de Londrina - Sindecolon