Abono do Pis j exige seis meses seguidos de trabalho

Os trabalhadores que recebem at dois salrios mnimos (R$ 1.576, hoje) precisaro ter pelo menos seis meses seguidos de registro em carteira assinada neste ano para receber o abono do PIS (Programa de Integrao Social) em 2016.

O Ministrio do Trabalho informou que as mudanas no pagamento do abono salarial sero vlidas para o ano que vem.
Ou seja, as novas regras anunciadas pelo governo federal no final de 2014 comeam, na prtica, a valer j em 2015.

Pela regra anterior, os trabalhadores com registro em carteira por apenas 30 dias, seguidos ou no, tinham o direito de receber a grana.

Para o pagamento do abono neste ano, quem trabalhou 30 dias em 2014 ainda vai garantir o bnus. Hoje, o PIS de um salrio mnimo.

Nos ltimos anos, os pagamentos comearam em julho. O Ministrio do Trabalho informou que o calendrio para este ano ainda ser discutido pelo Codefat (Conselho Deliberativo do FAT- Fundo de Amparo ao Trabalhador).

Saque

Na segunda semana deste ms, a Caixa Econmica Federal informou que cerca de 1,5 milho de trabalhadores ainda no haviam retirado o abono do PIS que comeou a ser pago em julho de 2014. O prazo para sacar a grana, nesses casos, termina no dia 30 de junho. At dezembro, mais de 18,8 milhes de abonos foram pagos, cerca de 92,3% dos 20,42 milhes liberados para o perodo.

Fonte: Jornal Agora.
CNTC