Aposentados do Paran comemoram adiantamento do 13 salrio

Sob presso poltica, o governo Dilma decidiu manter o adiantamento de metade do 13° salrio aos aposentados e pensionistas, pagamento que havia sido suspenso pelo Ministrio da Fazenda sob o argumento de falta de fluxo de caixa para bancar a despesa.

A data e a forma como se dar o adiantamento sero definidas nesta quarta-feira (19) em reunio da presidente com sua equipe econmica. A Fazenda no incluiu na folha de pagamento de agosto, que paga entre o final deste ms e o incio de setembro, o adiantamento de metade do 13.

Diante da falta de recursos em caixa, a equipe de Joaquim Levy argumentou que a antecipao no obrigatria e postergou o gasto para dezembro. A lei prev o pagamento no ltimo ms do ano, mas h nove anos o governo federal vinha permitindo o repasse de metade do valor na folha de agosto.
O pagamento de metade do 13 salrio da folha da Previdncia representa um gasto de R$ 15,8 bilhes, que ter de ser feito de qualquer forma neste ano. Portanto o impacto fiscal, no ano, o mesmo, independentemente da data de pagamento.

FOLHA EXTRA

Nesta quarta, a presidente vai analisar algumas alternativas. Entre elas, fazer uma folha extra para que o pagamento saia no final deste ms e incio do prximo.

H, ainda a possibilidade, mais vivel, de que a antecipao da metade do benefcio ocorra na folha de setembro, paga at o incio de outubro.

Uma outra alternativa parcelar o pagamento entre setembro e dezembro para diluir o impacto fiscal.
Segundo a Folha apurou, o governo foi informado de que o Congresso ameaava aprovar uma norma obrigando o Palcio do Planalto a antecipar a despesa.

Dessa forma, o governo assumiria o desgaste de no autorizar o adiantamento e ainda ser forado a faz-lo por interveno do Legislativo.

Outro foco de presso veio do PT, partido da presidente, pelo "custo social" da medida.
Entre os argumentos da sigla est o fato de os beneficirios no terem sido avisados com "antecedncia razovel" de que no receberiam o dinheiro agora. Na avaliao de petistas, "milhares de pessoas" j haviam contrado dvidas contando com o dinheiro.

No fim de semana, monitoramento feito pelo Executivo nas redes sociais mostrou uma forte reao contra a presidente da Repblica diante dos rumores de que o adiantamento no ocorreria.

O secretrio de finanas do Siappar-Sindicato dos Aposentados e Pensionistas do Estado do Paran (entidade filiada UGT), Csar Tadeu Bassani, comemorou o recuo do governo: at que enfim um ato nobre da presidente Dilma, pois ultimamente o que temos visto so s maldades por parte do governo e do PT, disse Bassani.

Fonte: UGT Paran