CNTC discorda de MP que reduz a jornada de trabalho e o salrio

A Confederao Nacional dos Trabalhadores no Comrcio (CNTC), representante de 12 milhes de trabalhadores no comrcio e servios discorda da edio da Medida Provisria 680, de 2015, que institui o Programa de Proteo ao Emprego (PPE), e prope diminuir em at 30% as horas de trabalho, com reduo proporcional do salrio pago pelo empregador.

A CNTC defende a manuteno do emprego sem flexibilizar direitos laborais. A regra deve proteger no s a sade financeira da empresa, mas, sobretudo, a manuteno dos postos de trabalho.

Para a Entidade, no correta a atitude do governo federal de condicionar a manuteno de empregos com a reduo da jornada de trabalho e reduo salarial para solucionar a crise financeira na empresa.

Para a CNTC, o equilbrio das contas pblicas deve comear pela reduo da carga tributria e da mquina pblica com extino de ministrios e dos cargos comissionados que incham a administrao pblica, e que por consequncia trar uma soluo vivel para estabelecer uma segurana financeira tanto para empregadores e empregados.

A flexibilizao da jornada de trabalho com reduo salarial est sendo utilizada como mais um mecanismo de desculpa de empresrios para reduo das garantias trabalhistas. Esquecem, por oportuno, que tambm deram causa crise, e com isso jogaram o nus do insucesso para a classe trabalhadora.

Quando a economia estava dando lucros para as empresas, esses empresrios no lembraram de distribui-lo ao trabalhador, agora querem seu sacrifcio. Isso justo? Vale lembrar que trabalhador vive de salrio reduzido! Diminuir o que? Como diz o ditado popular: A corda sempre arrebenta do lado do mais fraco.

A discusso que se deve fazer nesse momento que as empresas esto de fato tendo prejuzo com a crise ou se esto apenas vendendo menos. preciso ficar atento a isso. A CNTC entende que este ainda no o momento de reduzir jornada de trabalho e salrios de forma generalizada.