Cmara aprova aos aposentados reajuste igual ao do salrio mnimo

Aprovado por 287 votos sim, 12 votos no e uma absteno pelo Plenrio da Cmara dos Deputados, ressalvados o texto base da Medida Provisria 672/2015, sobre regras de reajuste do salrio mnimo para o perodo de 2016 a 2019, atravs da soma da variao da inflao e do Produto Interno Bruto (PIB).

Na votao dos destaques foi aprovada a Emenda Aglutinativa 1, apresentada pelos lderes do Solidariedade e PMDB e pelo deputado Arnaldo Faria de S (PTB-SP) que aplica reajuste do salrio mnimo a aposentadorias e penses. A Emenda foi aprovada por 206 votos sim a 179 no. Foi uma infeliz surpresa para o Governo da presidente Dilma e uma boa manifestao por parte dos deputados federais de respeito ao aposentado pela Previdncia Social que ter garantida a manuteno do poder de compra de sua aposentadoria.

Acesse aqui a lista nominal de votao da Emenda Aglutinativa 1 .

Rejeitadas as demais emendas e destaques apresentados a MP.

A matria segue para apreciao do Senado Federal.

Se mantida a equiparao d mesma regra do reajuste do salrio mnimo para os benefcios de aposentadoria e penso no Senado ficar com a presidente Dilma a responsabilidade de sancionar essa regra.

Sheila T. C. Barbosa " Relaes Institucionais da CNTC