Diferena de salrio entre gneros menor nas micro e pequenas empresas

A diferena do salrio mdio entre homens e mulheres menor nas micro e pequenas empresas do que nas companhias de maior porte.

Enquanto nas menores os homens ganham 23% a mais do que as mulheres (R$ 226), nas maiores empresas a diferena chega a 44,5% (R$ 739).

Observando o perodo de 2002 a 2012, as diferenas salariais por gnero seguiram trajetria inversa nos dois grupos de companhias.

Enquanto nos negcios menores houve reduo de trs pontos percentuais (de 26% para 23%), nas grandes e mdias empresas a diferena foi de 42,8% para 44,5%.

As concluses fazem parte do Anurio das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas de 2014, produzido pelo Sebrae Nacional e pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Socioeconmicos) e que ser divulgado neste ms.

Uma das razes para a maior aproximao do salrio nas micro e pequenas empresas que nelas h poucos profissionais em cargos de chefia, diz Luiz Testa, diretor de pesquisas do portal Catho.

Em cargos com remunerao de mais de dez salrios mnimos, por exemplo, 62% so homens e 38%, mulheres.

Mas profissionais com esse tipo de remunerao representam apenas 2% nas empresas com at cem funcionrios, aponta Testa, e chegam a 8,5% naquelas com mais de mil empregados.

Outro fator que pode justificar essa diferena, segundo Clemente Ganz Lcio, diretor tcnico do Dieese, o fato de que nas pequenas e mdias empresas, em geral, h menos variedade no s de cargos, como de atividade exercida.

Os empregados tm ainda uma relao mais prxima do que colegas de grandes empresas. Nesse cenrio, fica mais difcil justificar salrios diferentes para eles.

O presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, diz que outro fator que as mulheres da classe C tiveram maior acesso formao superior na ltima dcada.

Segundo o censo educacional do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), em 2012, 491 mil mulheres se graduaram, ante 338 mil homens.

Essas formadas encontram mais oportunidades nas pequenas empresas, pois nas maiores j existe um contingente alto de mulheres com ensino superior.

Velho tabu

Ruy Shiozawa, diretor de relaes empresariais da ABRH Brasil (Associao Brasileira de Recursos Humanos) classifica as diferenas salariais como um tabu.

Se voc pegar duas pessoas exercendo a mesma funo, no mesmo cargo e na mesma empresa, a diferena de salrio s pode ser explicada pela discriminao.

Por outro lado, Testa, da Catho, diz acreditar que a diferena salarial ocorre pois homens e mulheres tendem a se destacar em cargos diferentes. Segundo ele, a tendncia que a diferena diminua medida em que mais mulheres optem por carreiras tipicamente masculinas e de maior remunerao, como engenharia e tecnologia, e cheguem com mais frequncia a postos de comando.

Em cargos executivos, por exemplo, as mulheres so mais presentes na rea de recursos humanos do que finanas, que tem mdia salarial mais elevada.

Fonte: Folha de S. Paulo.