Federao quer acabar com o trabalho no comrcio aos domingos em Mato Grosso do Sul

O trabalho do comrcio aos domingos e feriados um dos fatores responsveis pela desestabilizao da famlia e da constante e consequente perda de filhos e filhas (de trabalhadores) para o mundo da violncia, das drogas, da prostituio e da marginalidade. A opinio da nova diretoria da Federao dos Trabalhadores no Comrcio e Servios de Mato Grosso do Sul " Fetracom/MS, entidade que representa mais de 100 mil trabalhadores no Estado, empossada na sexta-feira e que quer mudar esse quadro, acabando com o trabalho no comrcio nesses dias em que a famlia poderia ficar unida para se fortalecer.

Lamentavelmente, nos dias de hoje, dificilmente pais e filhos se encontram nos finais de semana para se integrar e aparar qualquer ameaa sua estabilidade. O pior, que a sociedade e principalmente as nossas autoridades, ainda no se deram conta disso e, portanto, no entendem a gravidade desse esfacelamento da famlia que o comrcio, mais que qualquer outro segmento, provoca, afirmou Pedro Lima, o novo presidente da Fetracom/MS, durante a sua posse, na presena de autoridades do Estado e da Confederao Nacional dos Trabalhadores no Comrcio " CNTC.

Levi Fernandes Pinto, presidente da confederao (CNTC) e Lourival Figueiredo Melho, 1 secretrio da entidade, vieram para a solenidade de posse. O fim do trabalho aos domingos uma das bandeiras de luta da confederao e que ser empunhada com mais garra, a partir de agora, pela FEtracom/MS, garante Pedro Lima.

A entidade pretende desenvolver campanhas de conscientizao da opinio publica sobre a importncia de acabar com o trabalho aos domingos. Acreditamos que alguns segmentos so necessrios, mas o comrcio no, pois estudos comprovam que as pessoas que fazem compras aos domingos e feriados, poderiam muito bem faz-lo em qualquer outro dia da semana. Ou seja, no procede a informao de que as vendas aumentam com a abertura do comrcio aos domingos, afirmou Lima que preside tambm o Sindicato dos Empregados no Comrcio de Dourados.

Pedro Lima lembra que a famlia a clula da sociedade e que o trabalho, o lazer e outras atividades existem para seu fortalecimento. O problema que h muito tempo o trabalho vem afastando o marido, a mulher e os filhos, a cada dia. Nossas autoridades deveriam ver isso e procurar ajudar a reverter esse processo e impedir, consequentemente, o aumento da marginalidade em nossas cidades e estados brasileiros, apelou o novo presidente da Fetracom/MS.

POSSE - Alm de Pedro Lima a Fetracom/MS empossou os seguintes diretores: Idelmar da Mota Lima, diretor tesoureiro; Dorival Pereira, diretor secretrio; Estevo Rocha dos Santos, diretor de Patrimnio; Douglas Rodrigues Silgueiro, diretor social; Clodoaldo Fernandes, diretor de Recreao e Cultura; Orlando Terredor, diretor de Assuntos Econmicos; Divino Jos Martins, diretor de Legislao Sindical; Daniel de Arajo Ramalho, diretor de Legislao de Trabalho e Rubia Maria Nascimento Santana, diretora de Legislao Previdenciria. Pedro Lima e Idemar da Mota Lima, sero delegados junto CNTC (Confederao Nacional dos Trabalhadores no Comrcio).

Entre os presentes solenidade no salo cultural do Clube de Campo do Sindicato dos Empregados no Comrcio de Campo Grande, estavam Levi Fernandes Pinto, presidente da CNTC; Lourival Figueiredo Melo, 1 secretrio da confederao; Jos Lucas da Silva, presidente da Federao Interestadual dos Trabalhadores na Movimentao de Mercadorias de MS e MT e o ex-superintendente regional do Trabalho e Emprego (SRTE/MTE) em Mato Grosso do Sul.