Filho de Luiza Trajano assume o comando do Magazine Luiza

Frederico Trajano, filho da empresria Luiza Helena Trajano, vai assumir a partir de janeiro do ano que vem a presidncia do Magazine Luiza. O processo de sucesso comeou a ser discutido h seis anos quando o atual presidente executivo da varejista, Marcelo Silva, chegou ao grupo. H dois anos, Frederico, de 39 anos, atual diretor de operaes da varejista, comeou a ser preparado para assumir o cargo. Silva passar a ocupar a vice-presidncia do conselho de administrao do grupo no lugar de Luiza Trajano, que vai para a presidncia do conselho.

O conselheiro independente Joaquim Francisco de Castro Neto, que ocupa atualmente a presidncia do conselho de administrao, vai deixar a funo. O grupo ter outros dois conselheiros independentes, mas os nomes ainda no foram definidos.

Em entrevista ao Estado, Frederico Trajano sabe que vai enfrentar um cenrio macroeconmico recessivo em 2016 e no v, por enquanto, uma recuperao vigorosa da economia em 2017. O grupo tem 58 anos e j passou por diversas crises. Essa (atual) no vai ser a maior, nem a menor. O grupo foi fundado por Luiza Trajano, tia da empresria.

O Magazine Luiza tem sentido os reflexos da crise nas aes da companhia. A empresa, que abriu seu capital em abril de 2011 e j chegou a alcanar valor de mercado de R$ 3 bilhes no mesmo ano, est avaliada em cerca de R$ 245 milhes, de acordo com a Economtica.

A meta para 2016, segundo Frederico Trajano, ser a preservao do caixa e reduo de custos. O Marcelo Silva preparou a empresa nesses ltimos anos para enfrentar as adversidades do mercado.

No h inteno, segundo ele, de fazer aumento de capital ou mesmo buscar um scio para a companhia em 2016. Fontes de mercado ouvidos pelo Estado afirmaram que o setor de varejo eletroeletrnico e mveis poder passar por um momento de consolidao por conta da atual crise. Grandes grupos e redes regionais fecharam lojas e demitiram funcionrios para se ajustarem ao atual momento da economia. Somente neste ano, at setembro, cerca de 40 mil trabalhadores foram demitidos do segmento de eletromveis.

Comrcio eletrnico. Responsvel pela diviso de comrcio eletrnico da varejista desde 2000, Trajano afirmou que a companhia dever intensificar suas apostas em vendas virtuais, que respondem por 22% da receita do grupo. O executivo estruturou projeto de integrao entre as lojas fsicas e o mundo virtual, numa estratgia que fez com que todos os centros de distribuio da empresa pudessem atender tanto a venda online como as lojas. Segundo ele, a varejista no deve reduzir o nmero de lojas fsicas, mas a abertura de novas unidades, no entanto, no no mesmo ritmo dos ltimos anos.

As lojas fsicas sero complementares ao de comrcio eletrnico, disse. A expanso do grupo para o Centro-Oeste dever ocorrer nos prximos anos.

Em seu balano de resultado do terceiro trimestre, a varejista registrou prejuzo lquido de R$ 19,1 milhes, revertendo o lucro de R$ 42,1 milhes apurado no mesmo perodo do ano passado. O lucro antes de juros, impostos, depreciao e amortizao (Ebitda) teve retrao de 37,3% na mesma base comparativa, atingindo R$ 110,4 milhes. O endividamento em setembro ficou em R$ 1,376 bilho.

A alterao na diretoria do Magazine Luiza foi bem recebida pelo mercado. As aes da companhia encerraram o prego com alta de 5,67%, a R$ 10,99, enquanto o Ibovespa subiu 0,86%. Em comentrio, a equipe de anlise da Brasil Plural considerou que a alterao indica foco na estratgia de integrao de canais de venda online e fsicos e no desenvolvimento do e-commerce. Entendemos que a estratgia bem positiva no longo prazo, mas, por agora, o Magazine Luiza ainda tem condies extremamente desafiadoras para enfrentar, informou o relatrio, que destacou o ambiente adverso para o setor.

Fonte: Estado.