Governo decide manter adiantamento do 13 para aposentados

A data e a forma como se dar o adiantamento devem ser definidas nesta quarta-feira (19)

O governo federal decidiu manter o adiantamento de metade do 13° salrio para os aposentados e pensionistas do INSS, de acordo com o jornal Folha de S.Paulo. O pagamento havia sido suspenso pelo Ministrio da Fazenda sob o argumento de falta de fluxo de caixa para bancar a despesa.

Nesta tera-feira (18), o Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados Pensionistas e Idosos da Fora Sindical) protocolou no STF (Supremo Tribunal Federal) uma ao para questionar a deciso do governo de no pagar neste ms o adiantamento do 13 salrio.

Segundo a Folha, a data e a forma como se dar o adiantamento sero definidas nesta quarta-feira (19) em reunio da presidente com sua equipe econmica. O Ministrio da Fazenda no incluiu na folha de pagamento de agosto, que paga entre o final deste ms e o incio de setembro, o adiantamento de metade do 13.

De acordo com um auxiliar do ministro Joaquim Levy, a pasta tenta encontrar uma soluo para o problema at o fim do ms, mas ainda no h previso de nova data para o pagamento.

Ministrio da Previdncia Social no confirma a informao e ressalta que o assunto est sendo tratado pelo Ministrio da Fazenda. Oficialmente, a Fazenda ainda no anunciou a deciso.

Fonte: R7