Londrina uma das 11 cidades do Brasil que esto gerando empregos apesar da crise

Londrina a 11 do Pas no ranking do saldo de empregos

Lista feita pela Revista Exame mostra que, apesar do encolhimento do mercado de trabalho, cidades do interior contrataram mais que demitiram

Entre as mais de 5.500 cidades do Pas, Londrina ficou em 11 lugar no ranking dos maiores saldos de emprego no primeiro semestre deste ano. O saldo a diferena entre contrataes e demisses calculado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE). O levantamento foi feito pela Revista Exame.

Segundo a publicao, apesar dos 345 mil postos de trabalho fechados no Brasil de janeiro a junho, cerca de 3 mil municpios tiveram saldos positivos.
Antes de Londrina, esto no ranking:
Franca (SP), com 6.075 vagas criadas,
Santa Cruz do Sul (RS), com 5.356,
Pontal (SP), com 4.724,
Juazeiro (BA), com 3.763,
Venncio Aires (RS), com 3.502,
Arapiraca (AL), com 2.821,
Blumenau (SC), com 2.749,
Nova Serrana (MG), com 2.342,
Cana dos Carajs (PA), com 2.233, e
Goiansia (GO), com 2.100 vagas.

Com exceo de Arapiraca, Blumenau, Cana dos Carajs, e Londrina, todas as demais tiveram criao de vagas no setor da indstria da transformao. O saldo positivo de Cana dos Carajs foi puxado pelo setor da construo civil. E os das demais, pelos servios, sendo que Blumenau tambm teve centenas de vagas criadas pela administrao pblica.

O saldo positivo de Londrina se deve a trs subsetores de servios: comrcio e administrao de imveis, valores mobilirios e servios tcnicos (1.837), ensino (309), e servios mdicos, odontolgicos e veterinrios (210). Segundo o portal mercadodetrabalho.mte.gov.br, 10 profisses responderam por 40% das 6.798 contrataes feitas em Londrina em junho. Durante o ms, foram contratados 490 vendedores do comrcio varejista, 452 faxineiros, 311 serventes de obras, 306 auxiliares de escritrio.

Tambm esto entre os mais contratados os alimentadores de linha de produo (263), os operadores de caixa (216), os operadores de processo de moagem (185), pedreiros (179), operadores de telemarketing (169) e cozinheiros (147). O site no permite verificar as contrataes dos meses anteriores.

"Os nmeros confirmam a vocao da cidade para os servios. A maior parte dessas vagas foram criadas pelo setor de call center, que tem contribudo muito com o emprego na cidade. Londrina muito forte neste segmento e em TI (Tecnologia da Informao) de forma em geral", afirma o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Veronesi. Ele ressalta que empresas de servios digitais como a Atos atendem mais de 40 pases. "Ento, se o mercado est ruim no Brasil, ela tem demanda para atender fora", declara.

Apesar do destaque para os servios, Veronesi diz ser importante industrializar a cidade. E afirma que a atual administrao est empenhada nessa tarefa. Tanto que props e aprovou a lei de criao da Cidade Industrial de Londrina (Cilon), que ser implantada na zona norte. E tenta viabilizar o parque industrial na zona sul. "Acreditamos que, no prximo ano, j podemos comear a construir na zona norte", afirma. No local, de acordo com o presidente da Codel, podem ser instaladas cerca de 180 indstrias.

O presidente da Associao Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Valter Orsi, tambm ressalta a importncia dos servios na gerao de emprego na cidade. E, particularmente o setor de TI. "Londrina uma cidade de excelncia na prestao de servios. A maioria das empresas certificadas nesta rea est aqui", declara. Ele considera que os servios colocam a cidade na "dianteira" e que os "ativos do setor fazem toda a diferena". No entanto, assim como Veronesi, salienta a importncia da industrializao. "Deixamos a desejar na rea da indstria. Precisamos avanar", ressalta.

Fonte: Folha de Londrina