Moradores de outras cidades fazem fila para conseguir carteira de trabalho em Londrina

Moradores de vrios municpios da regio de Londrina e do Norte do Paran fazem longas filas em frente Delegacia Regional do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE) na manh desta quarta-feira (4). No entorno da sede, situada na avenida Rio Branco, h centenas de pessoas esperando por atendimento, especialmente, para emisso da carteira de trabalho.

A formao de filas surgiu devido falta de atualizao do sistema exigido pelo rgo federal em pelo menos 70 cidades do Paran. At dezembro do ano passado, prefeituras do Paran precisavam adquirir um 'kit imagem' para emisso de carteiras de trabalho informatizadas.

Dos 100 municpios atendidos por Londrina, apenas 28 compraram os equipamentos de imagem e assinatura digital e, por isso, esto impossibilitados de despachar novos documentos. "Os trabalhadores dessas cidades vm at aqui, por isso, aproximadamente 200 pessoas ficam na fila todos os dias", explica Joelma Santos Carloto, chefe do setor de emisso de carteira de trabalho, na Delegacia Regional de Londrina.
O limite dirio, no entanto, de 70 atendimentos. So distribudas 35 senhas no perodo da manh e o restante tarde. "Infelizmente, a maioria precisa voltar no dia seguinte", diz. A delegacia atende das 8h s 12h e das 13 s 17h.

Quem quer escapar da demora, pode se dirigir at o Sindicato dos Empregados no Comrcio de Londrina (Sindecolon), o qual tambm est apto para emisso. O Sindecolon fica na rua Fernando de Noronha, 207, no centro de Londrina, e atende das 8h s 12 e das 13h s 17h. O atendimento tambm restrito a 40 senhas por dia, dividas nos dois perodos. O Sindicato Rural Patronal, que fica ao lado do Parque Governador Ney Braga, suspende atendimento por conta da proximidade da 55 Exposio Agropecuria e Industrial de Londrina.

Para quem tem pressa, a dica chegar cedo. "As filas tendem a aumentar. Tem pessoas de Ibipor, Camb, Rolndia e de toda a regio", detalha Joelma. Apesar do grande movimento, a chefe garante que no houve registro de confuses no local.

No h previso de normalizao do movimento, j que a adequao ao novo sistema depende de cada municpio. "Assim que as prefeituras adquirirem os equipamentos, marcamos uma data
para treinamento dos funcionria, que realizada somente em Londrina. A partir da, elas estaro aptas para emitir carteiras de trabalho", finaliza.

Fonte: Bonde