Pedido de seguro-desemprego pela internet ser obrigatrio a partir de abril

A comunicao pela internet da dispensa de funcionrio e o requerimento de seguro-desemprego ao Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE) sero obrigatrios a partir de 1 de abril. Depois dessa data, no sero mais recebidos formulrios impressos.

De acordo com o MTE, a medida uma determinao do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). O "Empregador Web", sistema para envio de declaraes pela internet, j pode ser usado; mas de forma opcional, como alternativa ao papel.

O ministrio argumenta que o sistema digital garantir agilidade s empresas, reduo de gastos e mais segurana. O mecanismo parte do chamado "E-Social", que deve ser totalmente implementado em 2016 e vai unificar o envio de informaes pelos empregadores.

Fonte: Bonde