Sexta-feira, dia 12 feriado em Londrina e o comrcio no abrir

feriado municipal e o comrcio no abrir e no haver jornada de trabalho para os comercirios

O Sindicato dos Comercirios de Londrina vem a pblico manifestar-se sobre o feriado municipal do Dia do Sagrado Corao de Jesus, padroeiro de Londrina. Em 2002, a Cmara Municipal aprovou a alterao no Cdigo de Posturas Municipal instituindo o novo feriado, por solicitao da Igreja Catlica, que alegou que, historicamente, o verdadeiro padroeiro da cidade era o "Sagrado Corao de Jesus". Antes disso, a padroeira da cidade era a Imaculada Conceio, cuja data comemorativa era em 08 de dezembro.

O Sindecolon no criou feriado nem nunca pediu nada alm do respeito ao descanso a que todos os trabalhadores tm direito em feriados municipais, estaduais ou nacionais. Apenas cumprimos a lei, mas tambm somos sensveis ao momento que o pas atravessa. Tanto que concordamos em estender o horrio de atendimento durante esta semana. Na quarta e na quinta-feira, a jornada poder ser estendida at s 21 horas, para contribuir com as vendas para o Dia dos Namorados. Havia uma solicitao por parte dos empresrios para trocar o feriado da sexta-feira, 12/06, pela segunda-feira, 15/06. Como sempre fazemos, fomos s lojas e ouvimos a categoria. Na pesquisa, constatamos que a maioria dos trabalhadores no concordou com a troca.

Portanto, manifestamos a vontade de nossa categoria e recusamos a proposta de transferncia de feriado. A deciso deu origem a muitas opinies, a maioria de pessoas que no conhecem os detalhes sobre o assunto. No concordamos com a prtica de transferir ou trocar feriado, pois ningum prope ao trabalhador repor um feriado quando este cai num domingo que j um dia normal de descanso.

Os trabalhadores entendem que, devido complexidade do assunto, essa questo deveria ter sido levantada no inicio do ano, ou ser discutida na Conveno Coletiva de Trabalho " CCT, que, alis, est vencida desde o 30/04, j foi enviado o rol de reivindicaes no ms de abril e at o momento no tivemos nenhuma resposta do sindicato patronal.

Sendo assim, reiteramos o que foi acordado hoje dia 09/06/15, sobre a jornada de trabalho e fechamento do comrcio:

Quarta-feira, 10/06: aberto e a jornada de trabalho poder ser at 21 horas;
Quinta-feira, 11/06: aberto e a jornada de trabalho poder ser at 21 horas;

O trabalhador dever receber aps as 18 horas:
(HORA NORMAL CONTRATUAL + ADICIONAL DE 70% + VALE REFEIO DE R$14,00)
Independente de quantas horas o empregado tenha trabalhado antes.
SENDO VEDADA SUA COMPENSAO.

Sexta-feira, 12/06: fechado (feriado municipal)
Sbado, 13/06: aberto at s 18 horas.
Domingo, 14/06: fechado.
Segunda, 15/06: atendimento normal at s 18 horas.

Sindicato dos Empregados no Comrcio de Londrina