Trabalhadores da limpeza de Curitiba tm vitria histrica

O Siemaco - Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservao de Curitiba, que representa garis, varredores e coletores de lixo, e o Sitro - Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodovirio do Estado do Paran, que representa os motoristas dos caminhes de lixo (sindicatos filiados UGT), aceitaram a proposta apresentada pelo Ministrio Pblico do Trabalho do Paran (MPT-PR) e chancelada pela desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho do Paran (TRT-PR), Ana Carolina Zaina, para reajuste salarial de 10% e de 16,41% nos tquetes alimentao. A proposta foi apresentada durante a audincia de conciliao na tarde dessa quinta-feira (19/3).

A Cavo, empresa responsvel pela limpeza pblica em Curitiba (PR), tambm aceitou a proposta. Dessa forma, os trabalhadores de ambos os sindicatos, que estavam com os servios paralisados desde tera-feira, encerraram a greve e retornaram ao servio com 100% do efetivo a partir do turno noturno de quinta-feira, iniciado s 19 horas. Trabalhadores e empresrios acordaram ainda que no haver desconto dos dias parados.

Os dirigentes dos sindicatos dos trabalhadores comemoraram a vitria. Para Moacir Czeck, presidente do Sitro, a categoria mais uma vez demonstrou sua fora e quem ganhou com isso foram os trabalhadores. J Manasss Oliveira, presidente do Siemaco, destacou os ndices conquistados. Conseguimos mais de 30% de aumento real para os trabalhadores da limpeza, alm de ganhos extraordinrios nos benefcios sociais. A nossa unio foi fundamental para essa vitria.
A greve, que havia sido iniciada na tera-feira, 17/3, mobilizou mais de 3.000 trabalhadores, entre coletores, garis, varredores, motoristas e auxiliares.

Fotos: Siemaco/Curitiba
Secretrio de Comunicao UGT-PARANÁ