Trabalhadores recebem nesta sexta a segunda parcela do 13 salrio

Os patres devem depositar nesta sexta-feira (18) a segunda parcela do 13 salrio dos funcionrios. Quem no cumprir o prazo estar sujeito a multa, que varia conforme o nmero de trabalhadores da empresa. A primeira parcela foi paga nas frias ou at o dia 30 de novembro.

Como acontece com o salrio regular, o 13 tambm tem os descontos dos impostos e tributos. Assim, a segunda parcela do 13 um pouco menor porque tem a mordida do IR (Imposto de Renda) na fonte, a contribuio para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), as penses alimentcias, se houver, e as contribuies associativas previstas em algumas convenes coletivas.

Segundo estimativa do Dieese (Departamento intersindical de Estatstica e Estudos Socioeconmicos), o pagamento do 13 salrio (primeira e segunda parcelas) deve injetar cerca de R$ 173 bilhes na economia do Pas.

Perto de 84,4 milhes de brasileiros sero beneficiados com um rendimento adicional, em mdia, de R$ 1.924. Desses aproximadamente 33,6 milhes, ou 38,6% do total, so aposentados ou pensionistas do INSS.

Quanto eu vou receber?

O 13 um salrio adicional dado ao trabalhador que tem remunerao fixa. Para saber o valor da gratificao, necessrio dividir o salrio de dezembro por 12 e multiplicar o resultado pelo nmero de meses que o empregado trabalhou no ano.

Quem recebe um salrio bruto de R$ 2.000, por exemplo, e trabalhou os 12 meses deste ano, recebeu R$ 1.000 na primeira parcela do 13 salrio e vai receber, na segunda parcela, R$ 817,58, contando apenas os descontos de IR e INSS.

Fonte: R7